Busca Matéria:



terça-feira, 18 de agosto de 2009

ONDE ESTÃO AS ÁRVORES QUE COMPRAMOS NOS SUPERMERCADOS E POSTOS DE GASOLINA?


Por Leonardo Pessanha

Mkt "Verde"

Quem, quando, onde e quanto plantou? São perguntas que devem ser feitas pela sociedade e por todos os cidadãos "consumidores" às empresas e organizações que fazem propagandas de projetos de reflorestamento e recuperação ambiental no Brasil.

Uma das questões que intrigam os militantes "realistas" e "pragmáticos" da causa ambiental e da sustentabilidade "na prática" é a localização dos plantios de mudas e árvores propagandeados por diversas empresas no Brasil. Trata-se de uma pergunta que não quer calar e que não tem sido feita, como deveria, em nosso país, onde, em alguns (ou muitos?) casos, o que se "vende" para a opinião pública e para os "stakeholders" não é o que se pratica de fato.

Se fizermos um levantamento do que já saiu em jornais e revistas, além do que já se foi divulgado na televisão, rádio e internet, na forma de matérias pagas ou campanhas publicitárias, nos últimos anos, sobre o reflorestamento de "milhões de hectares" ou o "plantio de milhões de mudas", vamos ficar com a nítida impressão de que vivemos num país onde o total de área reflorestada ou revegetada provavelmente deve superar o total de área desmatada.

Algumas empresas chegam, inclusive, a anunciar que, depois de realizarem o plantio de "milhões de mudas de espécies nativas de florestas", passaram de uma situação de "passivo" para "ativo" ambiental, o que, se for verdade, é maravilhoso. As questões são simples: onde estão essas árvores? De onde saíram tantas mudas para realizar esses plantios? O que se plantou? Quem fiscaliza ou audita esses projetos?

É sabido hoje que, no caso da Mata Atlântica, por exemplo, a demanda de mudas para os projetos de reflorestamento ou recuperação ambiental é bem maior do que a oferta existente. Portanto, fica a dúvida: de onde saem as mudas que são plantadas pelas empresas que comunicam para os seus clientes e para o mercado em geral que, para cada litro de combustível colocado nos postos ou para cada embalagem de sabão em pó comprada, dentre outros inúmeros exemplos de "ações de marketing verde", uma árvore é plantada? Onde estão sendo feitos esses plantios? Há algum órgão fiscalizador capaz de comprovar a efetividade dessas campanhas?

Esta é uma questão que deve ser feita não só pela mídia, mas também pelos "públicos de interesse" da organização e por todos os cidadãos e consumidores que, muitas vezes, embarcam nesses apelos publicitários com a intenção legítima de "fazer alguma coisa pelo meio ambiente". Se não houver um controle dessas campanhas no sentido de se exigir a comprovação inequívoca do que se promete fazer, corremos o risco de assistir a uma multiplicação de iniciativas vazias de sentido na área ambiental e a uma banalização do que se chama hoje de "sustentabilidade".

Se desejam resolver os seus passivos ambientais, promover ações que compensem a emissão de dióxido de carbono, investir em projetos de recuperação de áreas degradadas e até vender créditos de carbono, as empresas devem, antes de mais nada, criar e utilizar critérios comprobatórios das suas ações. Ao mesmo tempo, deveria caber ao governo, às ONGs e à sociedade uma atitude de cobrança e de fiscalização dessas iniciativas. Dessa forma, ao comprar um produto que, por exemplo, valha uma árvore, o consumidor poderá ter a certeza de que ela será mesmo plantada e, se quiser, ser informado de quando, onde e por quem.

3 comentários:

Anônimo disse...

Hello !.
You re, I guess , perhaps very interested to know how one can reach 2000 per day of income .
There is no need to invest much at first. You may begin to get income with as small sum of money as 20-100 dollars.

AimTrust is what you haven`t ever dreamt of such a chance to become rich
The company represents an offshore structure with advanced asset management technologies in production and delivery of pipes for oil and gas.

It is based in Panama with affiliates around the world.
Do you want to become an affluent person?
That`s your chance That`s what you wish in the long run!

I feel good, I began to get income with the help of this company,
and I invite you to do the same. If it gets down to choose a proper companion who uses your money in a right way - that`s the AimTrust!.
I earn US$2,000 per day, and what I started with was a funny sum of 500 bucks!
It`s easy to get involved , just click this link http://iziqaduba.freewebsitehosting.com/risuqe.html
and go! Let`s take this option together to feel the smell of real money

Anônimo disse...

Hey I'd like to thank you for such a great quality site!
Just thought this would be a nice way to introduce myself!

Sincerely,
Monte Phil
if you're ever bored check out my site!
[url=http://www.partyopedia.com/articles/monster-truck-party-supplies.html]monster truck Party Supplies[/url].

Anônimo disse...

Good day, sun shines!
There have been times of hardship when I didn't know about opportunities of getting high yields on investments. I was a dump and downright pessimistic person.
I have never thought that there weren't any need in large initial investment.
Now, I feel good, I started to get real income.
It gets down to choose a proper partner who uses your money in a right way - that is incorporate it in real business, and shares the income with me.

You may ask, if there are such firms? I have to tell the truth, YES, there are. Please get to know about one of them:
http://theinvestblog.com [url=http://theinvestblog.com]Online Investment Blog[/url]