Busca Matéria:



segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

“Ética, educação e negócios”

Vale a pena ler o artigo de Paulo Guedes publicado hoje na página 7 (Opinião), de O Globo, com o título “Ética, educação e negócios”. De certa forma, o artigo resume algumas idéias espalhadas e defendidas nos posts deste blog sobre a necessidade de as empresas serem éticas, cidadãs e transparentes.

Segundo uma pesquisa citada no artigo, os valores e características que as pessoas mais admiram nos líderes corporativos são: 1) honestidade; 2) visão de futuro; 3) competência; 4) capacidade de inspirar e motivar o time. Em minha opinião, para ser associado a esses atributos, um líder precisa também ser um bom “comunicador”.

Referindo-se a um “exame crítico” da história das escolas de negócios americanas na formação das lideranças, Paulo Guedes cita uma avaliação feita por Rakesh Khurana: “as escolas de negócios não têm instilado em seus estudantes valores como honestidade, integridade e compromisso com a ética, que são a marca dos grandes profissionais”.

Enfim, leiam o artigo e reflitam sobre as empresas em que vocês trabalham ou de alguma forma se relacionam, mesmo que como consumidores. E reflitam também sobre a responsabilidade e qualidade das nossas escolas de negócios na formação dos futuros líderes empresariais brasileiros.

Nenhum comentário: