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terça-feira, 27 de maio de 2008

Jean e os marqueteiros da Austrália

Mesmo sabendo que ninguém mais entra neste blog, vou insistir em postar algumas coisas que derem na telha, sobretudo quando forem baseadas em algo interessante que eu tenha vivenciado.
Neste último feriado, passei quatro dias em uma praia paradisíaca de Pernambuco, chamada Carneiros, que fica mais ou menos meia hora depois de Porto de Galinhas.
O lugar, como a maioria dos paraísos turísticos brasileiros, reproduz de certa forma a nossa estrutura sócio-econômica concentradora de renda: uma minoria ganha muita grana com o turismo enquanto o povo, em sua maioria, vive na maior pobreza, sem educação decente, saneamento básico etc etc...
Entretanto, alguns barqueiros que moram em Tamandaré, município onde fica a Praia de Carneiros, conseguem furar esse esquema. É o caso de Jean, o barqueiro que nos levou pra passear por algumas praias, piscinas naturais e manguezais que existem na região.
Mas por que estou falando de Jean neste blog que se propõe a tratar de assuntos relacionados à comunicação empresarial? Bem, porque o cara é um show em termos de marketing e comunicação.
Desde a negociação de preços até a despedida, Jean mostra que, para fazer um bom marketing e se transformar em um contato que será passado para outras pessoas, não é necessária nenhuma pós ou nenhum MBA ou coisa parecida. É jeito pra coisa mesmo, aliado a uma dose de bom senso.
Durante o trajeto, Jean se mostrou sempre preocupado em nos agradar, sem parecer artificial (como aqueles caras de hotéis e restaurantes de São Paulo que, de tanto treinamento, parecem robores) e sem ser chato.
Ele simplesmente queria que a experiência fosse boa para nós. Com bom humor na medida e na hora certa, além de informações interessantes sobre os lugares visitados, tornou o passeio ainda mais agradável.
Todos nós gostamos do Jean e elogiamos o seu "talento" para o marketing. Minha sogra, inclusive, contou uma situação vivida na Austrália que era a antítese do que estávamos desfrutando naquele barco.
Ela disse que, em um dos passeios que fez com o marido, os caras fizeram uma espécie de teatralização para criar um clima de expectativa em relação aos lugares a serem visitados. Chegaram a imitar o barulho dos bichos que supostamente existiam lá e algumas pessoas até ficaram com medo...
O resultado foi uma brochada geral. O lugar era bacana, mas o "marketing exagerado" acabou tendo um efeito contrário e foi a maior frustração. Em vez de toda aquela mega estrutura e daquela equipe adestrada, bastava ter um Jean com a sua autenticidade e, principalmente, com o seu prazer em ver as pessoas atendidas felizes.
No último dia, Jean disse que tinha gostado tanto da gente que até nos levaria para outros lugares sem cobrar nada. E, na boa, ele estava sendo sincero, não estava querendo bancar o esperto não. Pena que não tínhamos mais tempo, e o passeio ficará para uma próxima vez.
Jean é o cara (coloquei uma foto dele aí embaixo). Deveria ser chamado para palestrar em algumas escolas de negócios. Ou melhor: quem quiser aprender como cativar os clientes deve ir a Carneiros e contratar o Jean para umas saídas de barco. Bem mais agradável, né...


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