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quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Os 5 "Cs" (Parte 4) - CONTATO

Este, talvez, seja um dos "Cs" aparentemente mais elementares da Comunicação e do Marketing, o que não quer dizer que ele esteja assim tão incorporado na cabeça dos líderes e gestores, e no dia-a-dia das organizações. Trata-se de "todos os contatos" possíveis e imagináveis com a marca da sua empresa ou do seu produto ou do seu serviço. E isso é deveras abrangente e complexo.

Quando uma rede de cafés cobra uma fortuna por um café expresso e é um sucesso em dezenas de países, não se pode atribuir a proeza à qualidade da "comódite" oferecida (café), embora um café "premium" faça lá alguma diferença. O "segredo" do sucesso é a experiência que as pessoas têm no ambiente onde vão tomar o café e as referências e associações (signos) que elas constroem, em suas mentes, em relação àquela marca no dia-a-dia.

Um dos "Ps" originais do marketing é o ponto de venda, mas o contato com a marca vai além do jeito como ela se apresenta no ponto de venda, que, é claro, tem de estar de acordo com o posicionamento (imagem) desejado.

O estilo das pessoas que vendem e que "consomem" a marca (formadores de opinião), o design, a ambientação (cores, sons etc), a embalagem, a postura e atitude das pessoas que trabalham pra ela, a maneira como se atende o telefone, as abordagens do marketing junto aos consumidores e demais públicos, a acessibilidade e eficiência no pós-venda, as matérias que saem na mídia, o comportamento dos líderes da empresa tanto em relação aos colaboradores quanto em relação à sociedade - tudo isso e muito mais formam um conjunto de "pontos de contato" que influenciam o "valor" (intangível?) de uma marca.

Quero muito entrevistar alguns craques do Branding e voltar a escrever sobre esse assunto com mais propriedade no Canal 17.com. Mas, movido pela intuição, dei os meus pitacos porque vejo que quem trabalha com marketing e comunicação tem de arrumar um jeito de entender os "clientes" dos nichos-alvos para saber que tipo de experiências, valores e estilos eles estão procurando, e tentar gerenciar, da melhor maneira possível, os "pontos de contato" da empresa ou marca com eles.

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