Busca Matéria:



quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Os 5 "Cs" (parte 1) - COMUNICAÇÃO

Então, vamos balangar sobre os tais 5 "C"s do Marketing, mas um de cada vez, pra não encher o saco:

C de Comunicação: se marketing é o tal do foco do outro, ou seja, se transformar numa entidade e encarnar no consumidor - cliente - público estratégico para "enxergar o mundo" (inclusive a sua empresa, marca, produto, serviço) a partir do seu ponto de vista (dele), como fazer isso sem processos de comunicação?

Comunicação não é despejar "conteúdos" na cabeça do outro... É algo que envolve interagir, conversar, ouvir, compreender, para, aí sim, "falar coisas" que façam sentido pro outro, que lhe interessem, que lhe sejam importantes, que motivem um relacionamento, uma troca...

Que os marqueteiros me perdoem, mas tudo em marketing é comunicação, assim como tudo em uma empresa, organização, pessoa ou marca comunica, o tempo todo (há um livro muito bacana chamado "Tudo é Comunicação", do Paulo Nassar).

O novo marketing não tem sido definido como a arte de cativar e evangelizar clientes, envolvendo-os, inclusive, no processo de criação, desenvolvimento e aperfeiçoamento dos produtos e serviços? E isso é o que?

Nenhum comentário: