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domingo, 20 de janeiro de 2008

Ouvidorias

Pra quem gosta de pensar em Comunicação como Comunicação Inteligente, Planejada, Estratégica e Integrada, é obrigatória a leitura da matéria "Criação de ouvidorias: movimento crescente" publicada hoje na página 30 (Economia - Seção Defesa do Consumidor) de O GLOBO.

Enquanto algumas empresas, órgãos públicos e entidades criam um setor ou serviço (ou um cargo) de Ouvidoria "apenas para cumprir a lei", outros, anos-luz à frente, fazem o mesmo por encarar a ouvidoria como "um setor estratégico", capaz de identificar "oportunidades de melhorias em processos e rotinas, contratos, produtos e serviços, COMUNICAÇÃO COM CLIENTES e treinamento das equipes".

Assinada pela Nadja Sampaio (que, juntamente com a Luciana Casemiro, faz um trabalho sensacional na Seção Defesa do Consumidor de O Globo), a matéria deve ser recortada, guardada e, se possível, na primeira oportunidade, mostrada para as empresas assessoradas que ainda não contam com uma iniciativa semelhante.

É de se tirar o chapéu pra maneira como a Unimed Rio criou (sem obrigatoriedade) e vem implementando aos poucos a sua ouvidoria, tendo o cuidado (e a sagacidade) de trabalhar primeiro a própria empresa (comunicação interna) para entender, receber e participar do setor. No começo, a Unimed Rio terá um canal para a ouvidoria apenas em seu site.

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