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quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Tempo, tempo, tempo, tempo

"Por seres tão inventivo
E pareceres contínuo
Tempo tempo tempo tempo
És um dos deuses mais lindos
Tempo tempo tempo tempo..."
(Oração ao Tempo - Caetano Veloso)

Para que nos sintamos mais ou menos bem informados e "atualizados" em nossa área, quantos livros, revistas, jornais, sites e agora blogs, podcasts etc. temos de ler e visitar por hora, dia, semana?

É uma loucura... Só de pensar, dá um cansaço danado, e ultimamente muita gente vem ganhando dinheiro com livros e palestras tabajaras sobre como gerenciar melhor o seu tempo...

Enfim, estamos no meio de toda essa confusão e temos de arrumar um jeito de resolvê-la, cada qual do seu jeito, de uma forma em que, espera-se, ainda sobre algum tempo para viver, se divertir, olhar o céu, conversar com a família e com os amigos, ouvir os nossos silêncios...

Mas por que estou mesmo balangando sobre tempo? É que eu estava lendo uma matéria que saiu ontem sobre a tal da Consumers Electronics Show, "feira de Las vegas onde as empresas apresentam os futuros sonhos de consumo tecnológico".

A matéria traz uma foto engraçada do Bill Gates, empunhando uma guitarra lançada no evento. O cara previu o óbvio, que viveremos uma nova década digital, e anunciou que vai mesmo botar o burro na sombra e cuidar dos projetos filantrópicos.

A gente acaba ficando de olho no que é apresentado nessas feiras porque as novidades nas áreas de tecnologia em geral e de tecnologia da informação especificamente têm um impacto cada vez maior no que fazemos ou tentamos fazer da melhor maneira possível no dia-a-dia: comunicação.

Não dá pra não tentar saber ou especular como serão os telefones comuns, com o boom do VoIP, e os telefones celulares daqui a um, dois, três ou dez anos. Como vamos usar o telefone? Um dos meus clientes, a Tellfree, uma operadora de telefonia IP, já está trabalhando com videofone IP e com chamadas telefônicas IP pelo celular...

Para onde a tal da convergência levará a comunicação do cidadão comum, que certamente poderá ter (e em outros países já está tendo) uma outra atuação política, e a das empresas, entidades, ONGs, profissionais liberais etc? Ou seja, ler os cadernos de informática, as revistas que abordam com uma linguagem acessível o mundo da TI e as colunas e blogs como a do Nelson Vasconcelos se tornou uma coisa obrigatória para nós, comunicadores.

Não basta mais ter uma bela formação escolar (que infelizmente no Brasil quase sempre significa ter de ter pago escolas particulares caríssimas), uma faculdade de comunicação (em geral, elas são muito ruins...) e uma pós em qualquer coisa. Bom assessor (ou "gestor") de comunicação, além de estudar marketing, planejamento estratégico de marketing e gestão empresarial (e de pessoas) de um modo geral, tem também de ler tudo o que puder e mais alguma coisa sobre as mudanças e novidades na área de TI.

E, se possível, ainda deve complementar a sua "receita de preparação para o século XXI" indo muito ao teatro, ao cinema (o filme A Rainha, por exemplo, é uma aula sobre Opinião Pública, relações com a imprensa etc.), viajando (melhor coisa do mundo), aprendendo a ouvir e entender as pessoas etc.

Mas vai arrumar tempo pra isso tudo...

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