Busca Matéria:



sábado, 2 de fevereiro de 2008

Entrevista sobre blogs com Cátia Lassalvia

Eu tinha dito a mim mesmo que, neste carnaval, ia tentar não ligar o computador e procurar colocar o sono em dia, ver uns bons filmes no cinema e no DVD, diminuir um pouco a pilha de livros e de revistas que aumenta a cada dia e, finalmente, pegar uma praia (do jeito que estou branco e com cara de mofo, nem parece que sou carioca e que moro no Rio). Não estava a fim de encarar blocos, ver desfiles, essas coisas.

No entanto, meus planos já mudaram, pelo menos em relação ao computador. Liguei o micro pra dar uma “olhada” nos e-mails e vi que havia, no meio de um monte de spams e e-mails canseiras, um comentário super “fofo” a respeito do blog, feito pela estudante de Jornalismo Aline Lelis, e as respostas a uma entrevista que pedi à consultora de mídias interativas Cátia Lassalvia.

Conheci a Cátia em um curso sobre blog que fiz em SP, há duas semanas. Fiquei tão impressionado com a palestra dela que superei a “timidez” e lhe pedi um cartão para fututos contatos (é claro que eu já estava pensando no Canal 17.com...).

Vocês vão ver pelas respostas abaixo porque fiquei tão empolgado e a fim de entrevistá-la. Cátia coordena o curso de pós-graduação “Gestão e Comunicação em Hipermídia” na Unicid, em São Paulo. Atua em mídias digitais há 10 anos, tendo passado pelas áreas de e-business, canais e tecnologia dentro do Banco Real, onde foi gestora da área de Projetos e Operações Web. Para quem quiser entrar em contato, o e-mail dela é catia_lassalvia@uol.com.br. Vamos logo à entrevista:

Canal 17.com - Essa primeira pergunta pega uma carona no título do curso que você deu em SP no dia 22: o que as empresas vêm fazendo com seus blogs corporativos? Você teria exemplos de empresas que os estão utilizando muito bem dentro de seu mix de marketing e de comunicação?

Cátia Lassalvia - As empresas estão aprendendo a usar os blogs dentro de um mix de comunicação agora. No início o blog era algo experimental, meio solto, tipo um ‘professor Pardal’ testando algo novo para ver o que dava... Como era barato, fácil de fazer, podia ser feito sem grandes estudos, estratégias e orçamentos.

Nos três últimos anos, a gente começa a perceber experimentações “cross media”, nas quais os blogs passaram a ser encarados com mais seriedade, estrategicamente, o que eu qualifico como “brand blogging”.

Mas ainda é algo novo, em beta permanente. Basta ver que o orçamento destinado à mídia online muitas vezes não ultrapassa os 5% do budget de comunicação de uma empresa.

Como exemplos de bom uso dos blogs, citaria a Natura, que contratou uma blogueira profissional, e a Grendene, que reposicionou a marca Melissa e ancorou sua campanha, feita pela BorghiErh/Lowe, em quatro blogueiras jovens.

Canal 17.com - Você vê os blogs como reflexos de mudanças na maneira como as empresas se relacionam e interagem com os seus públicos de interesse? Ou seja, como mais uma possibilidade de ferramenta participativa no leque da comunicação?

Cátia Lassalvia - Sim, sem dúvida. Agora todo mundo fala em blog, mas na verdade, todo mundo deveria falar de ferramentas participativas, de colaborativismo, de open-source. Isso serve como instrumento de marketing e construção de marcas; isso serve para pensar novas formas de abastecer o conteúdo dos sites; isso serve para pensar desenvolvimento de produtos.

Não é por acaso que o Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos em janeiro, teve como tema central a inovação colaborativa. Os blogs são a pontinha do iceberg, que está visível e mais compreensível para todos. Mas na verdade, há uma mudança de paradigma nas formas de consumo, de interação, de conhecimento coletivo que se forma. Tudo isso reflete nas vendas, nas empresas, nas relações entre produtor e consumidor.

Os blogs são um instrumento novo dentro de um mix de comunicação que já existia e operava antes deles. O grande desafio é fazer tudo isso ter uma sinergia construtiva. Cada empresa precisa ter bom senso ao planejar seu mix de comunicação, pois não temos uma “receita pronta para ser feliz com blogs”.

Canal 17.com - O uso de blogs como mais uma ferramenta de comunicação para as empresas é uma resposta à chamada "economia da cauda longa" e à mudança de perfil do consumidor no século XXI?

Cátia Lassalvia - Acho que não existe uma relação causal entre blogs e “cauda longa”, pois os dois são fruto de um mesmo grupo de condições: a democratização dos meios de produção, dos meios de distribuição e da facilidade de unir oferta e procura. Com isso, quero dizer que são coisas irmãs, que emergiram dentro das mesmas circunstâncias.

Hoje qualquer um de nós que acessa o mundo digital pode ser um DJ, um videomaker, um fotógrafo, um redator, uma agência de notícias... Isso porque demoramos 10 minutos no máximo para criar um blog, publicar uma foto, falar com alguém no Japão...

A cauda longa (economia de nicho, para quem não sabe o que é) nasceu assim também. Sem necessidade de ter lojas físicas com grandes estoques e custos de logística, a internet permite que se venda de tudo para todos. A economia do nicho só é possível porque a web revolucionou o conceito de estoque/distribuição, derrubando a necessidade das empresas de comprarem só os produtos que vendem muito (os ‘block-busters’). Nesse sentido, a web se apropriou do conceito das antigas vendas diretas, feitas por catálogo, que também eram um tipo de nicho, só que numa escala bem menor.

Com tudo isso, voltando à sua pergunta, o consumidor é outro. E o blog é um instrumento mais ágil, mais democrático e que conversa com ele mais facilmente.

Canal 17.com - Como os blogs podem ser usados em estratégias de branding? Ampliando um pouco a pergunta, que usos as empresas podem fazer dos blogs? E que tipo de benefícios e retorno elas podem obter com eles?

Cátia Lassalvia - São muitas perguntas em uma, vamos lá... O branding é quase uma evolução do antigo marketing de produto, que se preocupava prioritariamente com os diferenciais e a oferta do produto em si. O branding, que nasceu nos anos 80, passou a privilegiar a marca como o maior ativo da empresa. Os produtos poderiam passar, mas as marcas ficariam... Esse era o conceito.

Os blogs não são feitos para vender produtos de uma empresa para seu público, como um catálogo. Ao contrário, o blog mostra pessoalidade, dicas interessantes, visões diferentes sobre um cosmético ou uma sandália... Quando a Luciana Soldi, blogueira da Natura, fala de um produto, ela dá voz ao consumidor, a uma opinião pessoal, mas não à empresa. Só que tudo isso, de maneira subjetiva, ajuda a construir a marca, a dar notícia, a gerar comentário. Ela não vende o sabonete da Natura, mas ela comenta do bem-estar. Isso é construção de marca.

A dificuldade para o mundo business, que adora uma fórmula matemática para tudo, é provar e medir esse retorno. Hoje há muita especulação sobre isso e pouca base sólida. Mas eu diria que visibilidade e boca-a-boca não são forças desprezíveis no mercado.

Canal 17.com - Em sua opinião, quais são as características marcantes de um bom blog, ou seja, que atributos ele precisa ter para se tornar interessante, lido, gerar participação e buchicho?

Cátia Lassalvia - Eu resumiria isso primeiramente a 10 dicas importantes que precisam ser observadas antes de criar um blog, conforme o artigo que escrevi mais detalhadamente para o Portal da Jump na semana passada.

(http://jumpexec.uol.com.br/?sub=5&land=ler&idArtigo=1805)

. Não faça um blog só por modismo. Tenha um objetivo claro para ele.

. Blogs são conversas. Se abrir esse espaço, esteja pronto para ouvir coisas boas ou más.

. Pense nos acessos e na demanda que seus ‘posts’ podem gerar. Sua empresa está pronta?

. Estabeleça e comunique se o blog terá moderação.

. Estabeleça e comunique as regras de conduta e as boas práticas do blog.

. Informe se há um dia ou horário certo para a atualização do blog.

. Use feeds: uma ferramenta que avisa seus leitores de que foi postado algo novo.

. Não blogue sozinho: participe da blogosfera, conheça blogueiros e expanda sua rede.

. Use linguagem leve, parecida com a de uma conversa. Não use release nos blogs.

. Crie relação de confiança e transparência em cada atitude neste projeto.

Depois de criado com planejamento, acredito que o bom blog deva: ter sempre bom conteúdo, ter links para outros blogs e ter medida (métricas) de tudo isso, para ir se reposicionando com agilidade.

Canal 17.com - E, ao contrário, quais seriam os sete pecados capitais e serem evitados pelos atuais e futuros blogueiros?

Cátia Lassalvia - Acho que da lista das coisas importantes de serem feitas para um bom blog, existem algumas que são imprescindíveis. Falo de transparência, relação de confiança, linguagem adequada e “clima de conversa”. Não ter isso geraria quatro pecados capitais de cara (rsrs). O fato é que não dá para dar uma de esperto e achar que você vai falar de um produto disfarçadamente, como se ninguém percebesse. Esse seria um pecado mortal. Enganar sua audiência. E mais do que isso, um enorme tiro no pé. Não se deve menosprezar a capacidade de falar mal e de derrubar marcas que a rede social possui. Uma mancada grave no ‘código de ética’ da rede se espalha rapidinho.

Canal 17.com - Você pode nos indicar uma lista de 5 blogs de empresas, entidades ou organizações que, em sua opinião, são muito bem feitos e que têm alcançado seus objetivos?

Cátia Lassalvia - Não estão numa ordem de importância, mas são diferentes exemplos que eu gosto.

O primeiro é o www.ocio2007.com.br, da Microsoft. Um jeito extremamente leve e bem humorado de vender o pacote Office, com apresentações inusitadas. Um Excel, por exemplo, adquire a forma de uma planilha para calcular churrascos e festas. Foi feito como ação de guerrilha e é mantido pela Agência Espalhe, do publicitário Gustavo Forte. Deu muito o que falar e acho que atingiu em cheio os objetivos de divulgar o Office 2007.

Gosto também dos blogs da Natura, em especial do www.movimentonatura.wordpress.com.

Quem faz é a Luciana Soldi, uma moça que gostava tanto dos produtos e que começou a escrever sobre eles em seu blog pessoal. A Natura descobriu e a contratou. Um caso interessante de um “advogado da marca” se tornar um blogueiro profissional, contratado.

E ela é ótima, escreve bem, tem simpatia e adora o que faz. Confira!

O terceiro da lista não é 100% pessoal, nem 100% corporativo. É uma mistura de tudo. O blogueiro é o Anderson Costa, amigo e parceiro de bons trabalhos. Foi absolutamente abduzido pelas redes sociais e blogs e faz um blog no modelo “4 em 1”: www.andersoncosta.org. De lá você o segue no Twitter (um micro-blog, grande sensação do momento) e também chega no http://real.updateordie.com (um blog coletivo do Banco Real, onde Anderson trabalha e para o qual escreve “just for fun” sobre tendências / coolhunting).

Gosto dessa capacidade de unir assuntos tão diversos do plano pessoal e de linkar, no final, para um blog coletivo do Banco. O updateordie é simpático, leve e um modelo diferente do blog de CEO, aos quais muitas empresas se restringem. Gera cultura de participação.

Citaria ainda o blog que a Philips criou sobre energia, o www.energiaeficiente.com.br. Trata-se de um blog temático para discutir temas de sustentabilidade e criar colaborativismo em torno de uma boa causa. O blog é mantido profissionalmente, mas dá conta de ser interessante e planejado com um objetivo definido. O conteúdo é redigido por Flávio Vieira, advogado com pós-graduação em direito e gestão ambiental. Ele só poderia deixar sua redação um pouco mais coloquial...

Por último, é um blog na linha consultor, de um cara que estuda bastante os blogs corporativos, o Fábio Cipriani. Ele trabalha na Deloitte e é autor do livro “Blogs Corporativos”. http://www.blogcorporativo.net . Cito o exemplo do Cipriani, pois seu blog é pessoal, mas fala de temas com seriedade corporativa, já que ele é um estudioso. Uma dica boa para os consultores terem como exemplo.

Canal 17.com - Antes de criar um blog, as empresas devem refletir se estão mesmo preparadas para desenvolver e fazer a atualização da ferramenta? Por que? Quais são os riscos implicados na criação de um blog por parte de uma empresa, seja para objetivos institucionais ou de marketing (reposicionamento de um produto, por exemplo)? Quais seriam os passos necessários antes de se partir para a criação de um blog?

Cátia Lassalvia - É importante pensar que, a partir do momento que você diz: “quero te ouvir”, muita gente pode começar a falar... O blog precisa estar preparado para suportar os acessos, o servidor não pode cair. E também, se um diretor postar um assunto e receber 500 comentários, como encaminhar tudo isso? Por isso, insisto em planejamento de objetivos, data de atualização e alguns processos para encaminhar as demandas que possam existir. Mas isso varia de acordo com cada empresa.

Canal 17.com - Você acha importante as empresas procurarem rastrear as menções que são feitas sobre elas (e seus produtos) na blogosfera e também identificar os novos "formadores de opinião" virtuais que atuam como blogueiros? Você acha que nós, assessores de imprensa, deveremos ter um mailing de blogueiros, além do velho mailing de jornalistas?

Cátia Lassalvia - Sem dúvida. Em alguns casos, os blogueiros podem ser mais importantes que os jornalistas, dependendo do público que se deseja atingir e sobre o que falam. Existe, inclusive, uma nova profissão sendo criada: a de gerência de redes sociais. Esse profissional inclui, rastreia e planeja as menções sobre uma marca na blogosfera, unindo tudo isso a um mix de comunicação on e offline. É algo novo, mas que vem se desenhando...

Canal 17.com - Da mesma maneira que aconteceu com o Second Life, que perdeu um pouco a graça, audiência e capacidade de gerar mídia espontânea depois que foi invadido pelas empresas e passou a ser excessivamente usado com "fins de marketing", os blogs não podem vir a perder a espontaneidade e passar a ser vistos muitas vezes como "vendedores" de marcas, produtos ou serviços?

Cátia Lassalvia - Sim, acredito que estejamos numa certa bolha de blogs. O mercado deverá achar um ponto de equilíbrio em algum momento. Se não, os blogs serão somente mais um elemento num mar de informações. A grande diferença do Second Life em relação aos blogs, em minha opinião, é que um busca pessoalidade e o outro idealização pura. Não me parecem compartilhar da mesma causa... Acho muito estranho disseminar uma cultura de avatares perfeitos, lindos, de me recriar virtualmente sendo “o máximo”. Particularmente, o Second Life não me agrada como os blogs. Acho que Second Life é um lugar para experimentações, para games, para realidade virtual, para testar conceitos. Acredito que precisamos ter fluência tecnológica, desde que fique claro quem usa quem, e com qual objetivo fazemos cada coisa na vida. Os blogs buscam um boca-a-boca de idéias e sentidos. Creio que estão um pouco mais preservados do que o Second Life dessa explosão de marketing.

30 comentários:

Anônimo disse...

Sou suspeita para falar do trabalho de Cátia Lassalvia, até porque não foi a toa que a convidei para ser minha parceira na coordenação do curso de gestão em comunicação e hipermídia, da Unicid. Primeiro, por ser uma grande profissional, com talento excepcional em algumas áreas e, sobretudo, nesse campo das mídias eletrônicas. Segundo, pela sua dedicação e afinco nesse segmento de blogs corporativos. E, terceiro, por ser uma grande amiga, uma irmã. Confesso que, embora tenha alguns anos de experiência com negócios eletrônicos, sei muito pouco sobre os blogs. Tenho uns dois e não divulgo porque ainda não foquei neles e, portanto, estão desatualizados. E blog desatualizado não é blog. E para se ter um blog é preciso, antes, ter um objetivo, focar em um assunto, querer ouvir, como bem explicou nossa professora Cátia Lassalvia. Ela, realmente, conhece esse negócio. E gosta. Não é por acaso que consegue envolver platéias em seus cursos de blogs e de planejamento de marketing digital. Essa façanha só consegue quem domina um assunto e tem prazer em transmiti-lo.
Enfim, adorei a entrevista e me interessei muito pelo assunto. Já comecei até a fazer pesquisa sobre o tema.

Anônimo disse...

Leonardo gostei muito de sua entrevista com Cátia sobre blog,embora não tenha conhecimento nessa área o suficiente para entrar com comentários específicos sobre o assunto.
Tenho uma Consultoria Educacional e também sou professora universitária nas áreas de Pedagogia, Psicopedagogia.Fiquei muito interessada em utilizar os blogs na minha área profissional. Gostei! digelzaflavia@uol.com.br

Leonardo Pessanha disse...

Gostei demais dos comentários acima e espero que outras pessoas também tenham oportunidade de ler essa entrevista da Cátia, que tive muita sorte de conhecer. Por falar de comunicação empresarial e mídia, esse blog pretende mesmo dar espaço a pessoas que tenham muito a dizer e nos ensinar sobre o papel das novas mídias on-line, como é o caso da Cátia.
Abraços,
Leonardo (lp17com@globo.com)
ps: e, por favor, este espaço está aberto para as idéias, críticas, artigos e quaisquer outros tipos de posts

Carol Terra disse...

Gostei bastante deste bate-papo entre você e a Cátia, Leonardo. Acredito muito nas ferramentas colaborativas, participativas e interativas como a saída para os relacionamentos organizacionais. Trabalhei esse tema em minha dissertação de mestrado, vou aprofundá-la na tese de doutorado e acabo de lançar um livro sobre os blogs corporativos. Mais do que me auto-promover aqui, estou me integrando ao debate, à blogosfera e a esta saudável discussão. Abraços, Carolina Terra (http://rpalavreando.blogspot.com).

Anônimo disse...

Muito boa a sua entrevista. Colocar o blog na rua (não confundir com colocar o BLOCO na rua...) é importante. As empresas precisam entender melhor o benefício das feramentas web para seus negócios e sobretudo para sua reputação. Boa discussão, essa. Que tal ampliá-la para o que as empresas devem esperar de seus consumidores do futuro?
Cosotumo falar sobre isso no meu blog (www.blogdayara.com.br) e coloco-me à disposição para ajudar.
Abraços
Yara Peres

Leonardo Pessanha disse...

Muito legais os comentários postados sobre a entrevista com a Cátia. Sabia que ia render, porque as respostas estão muito esclarecedoras.
E fico feliz de saber que Yara Peres, que tem uma carreira e um blog sensacionais, também entrou no Canal 17.com e curtiu a entrevista. Espero manter contato com vocês!
Abraços a todos,
Leonardo

Leonardo Pessanha disse...

No portal JumpExec, há um artigo da Cátia com dicas sobre blogs. Segue:

"Quando vejo um guia ou um pacote de dicas, prontos para resolver de modo irrefutável qualquer problema, sempre sinto um incômodo. O desconforto certamente vem dessa visão meio plastificada, que tenta explicar a realidade a partir de uma simplificação absoluta.

Por isso, sempre desconfie. Esses "pacotes de ajuda" costumam ser um bom indicativo de rumo, mas precisam muito de seu bom senso e da análise estratégica de seu negócio. Com as ferramentas colaborativas, a lição não é diferente disso. A mesma solução não vale para todas as empresas e o diferencial está em ter um olhar mais crítico e certeiro.

1. Não faça um blog só por modismo. Tenha um objetivo claro para ele.
Os blogs são ferramentas colaborativas e geram relações. Qual o objetivo do blog? Estabelecer relações dentro da empresa? Se for isso, o blog terá um autor (presidente ou diretores) ou será um blog coletivo dos funcionários? Se for aberto, você pretende falar com seus acionistas, com o consumidor ou com seus fornecedores? Em resposta a cada pergunta, seu blog tomará caminhos diferentes e poderá ser somado a ações que já existem, tanto no mundo digital, como no mundo offline.

2. Blogs são conversas. Se abrir esse espaço, esteja pronto para ouvir coisas boas ou más.
Um bom bate-papo: não deixe o cara do outro lado sem resposta, ninguém conversa assim. Se forem muitos os assuntos, agrupe-os em temas relacionados, mas mantenha o diálogo. E como toda conversa, a empresa pode ouvir o que não deseja também... Pense em como encaminhar assuntos mais difíceis, pois você não pode simplesmente “levar a bola embora e dizer que ninguém brinca mais”.

3. Pense nos acessos e na demanda que seus ‘posts’ podem gerar. Sua empresa está pronta?
Comecemos com o básico: já pensou no servidor em que o blog está instalado e na média de acessos simultâneos que ele suporta? Coisa de TI? Sim, com certeza, como qualquer outro site. Imagine um blog do DETRAN em época de licenciamento. Haja servidor... Então, mapeie seus momentos críticos e possíveis impactos. E vá além... Sua empresa tem uma retaguarda (back-office) para dar encaminhamento às demandas que podem surgir? Se for um blog aberto, isso pode ser um fator crítico.

4. Estabeleça e comunique se o blog terá moderação.
Por conceito, blogs não têm hierarquia de empresa, nem censura. Mas se você faz um blog corporativo pode criar mecanismos que permitam retirar do ar algo que não seja compatível com as regras do jogo. Depois de combinar as regras do jogo, a empresa deve dizer se haverá alguém filtrando os "posts" ou se a publicação é livre e imediata. E também, em quais casos um "post" poderá ser derrubado. Lembre-se de ser transparente e de sempre tentar conviver com o maior número e variedade possível de opiniões. Caso contrário, o blog perde o sentido.

5. Estabeleça e comunique as regras de conduta e as boas práticas do blog.
As regras do jogo precisam estar claras e muito bem comunicadas. Nunca menospreze o poder de uma comunidade revoltada, que possa achar que foi desrespeitada em seus direitos de participação. Portanto, estabeleça se tudo pode ou se algo é restrito. Por exemplo: “neste blog não é permitido vender, professar fé partidária, escrever palavrões e termos chulos, etc”.

6. Informe se há um dia ou horário certo para a atualização do blog.
Se for um blog de CEO ou de uma diretoria, é possível combinar uma rotina de atualização, pois as pessoas nem sempre terão tempo de escrever todos os dias. Portanto, salvo temas e acontecimentos extraordinários, é importante deixar claro quando haverá novidades. Assim, você não frustra os leitores. Outro ponto importante: blog requer atualização pelo menos uma vez na semana. Se não, é como falar sozinho...

7. Use feeds: uma ferramenta que avisa seus leitores de que foi postado algo novo.
Os feeds podem ser RSS ou Atom. Com eles, os leitores do blog sabem quando algo novo foi publicado. É como se a agência de notícias fosse até a pessoa, e não o contrário. Isso dá dinamismo ao blog e sempre marca presença junto aos leitores participantes.

8. Não blogue sozinho: participe da blogosfera, conheça blogueiros e expanda sua rede.
Um blog adquire uma força exponencial quando está inserido na blogosfera. Ou seja, quando referencia e é referenciado, quando promove discussões em outros blogs, quando atua em rede. Mesmo as empresas podem seguir esse conceito, junto a blogs de outras empresas pares ou até mesmo com blogs de fornecedores, clientes, parceiros, investidores.

9. Use linguagem leve, parecida com a de uma conversa. Não use release nos blogs.
Seja pessoal: use primeira pessoa e busque escrever sobre o que entende. Ou seja, é essencial bom conteúdo e tom humano, mais próximo de quem conversa com você. Os blogs não foram feitos para escoar produtos ou vender qualquer coisa. São ferramentas de relacionamento corporativo em rede, nos quais a hierarquia não tem papel principal. Blogs também fortalecem marcas e podem restabelecer identidades. Por isso, a pessoalidade: as empresas não blogam; são seus funcionários que fazem isso.

10. Crie relação de confiança e transparência em cada atitude neste projeto.
Transparência é uma das forças de sustentação dos blogs. Se a empresa usar um redator profissional para ajudar o CEO ou o grupo de diretores a escrever, deixe isso claro. “Comentário do presidente, compilado pela assessoria” ou coisa semelhante. Caso contrário, pode-se perder o caráter de pessoalidade e de confiança, passando a ser uma coletânea de comunicados do RH.

Protagonista ou coadjuvante?
Como nos filmes, há espaço para os dois papéis.
Se sua empresa não se sentir pronta para algo ousado, não faça nada ousado agora. Inicie com um blog interno e comece a disseminar a cultura de participação. Aproveite e use o blog para aproximar a direção de todos os funcionários. Quando a idéia estiver mais madura, tente um blog com seu mercado. Mas, sobretudo, planeje os impactos! Não dá para desistir do papo depois de a intimidade estar criada."

Cátia Lassalvia

Artigo publicado em: http://jumpexec.uol.com.br/

Anônimo disse...

[B]NZBsRus.com[/B]
Escape Slow Downloads Using NZB Files You Can Easily Find Movies, PC Games, MP3 Singles, Applications & Download Them at Maxed Out Speeds

[URL=http://www.nzbsrus.com][B]Usenet Search[/B][/URL]

Anônimo disse...

I am able to make link exchange with HIGH pr pages on related keywords like [url=http://www.usainstantpayday.com]bad credit loans[/url] and other financial keywords.
My web page is www.usainstantpayday.com

If your page is important contact me.
please only good pages, wih PR>2 and related to financial keywords
Thanks
JeomiaReome

Anônimo disse...

recommended dosage of glucosamine for 80 lb dog [url=http://usadrugstoretoday.com/products/azulfidine.htm]azulfidine[/url] navy diving medical technician description of job http://usadrugstoretoday.com/products/remeron.htm medical cures for chiggers http://usadrugstoretoday.com/categories/arthritis.htm
passport photos cvs pharmacy [url=http://usadrugstoretoday.com/products/lasuna.htm]lasuna[/url] cancer patients usage of alternative medicine [url=http://usadrugstoretoday.com/products/alavert.htm]breast cancer awareness wholesale[/url]

Anônimo disse...

drug medicine [url=http://usadrugstoretoday.com/categories/hipnoterapia.htm]hipnoterapia[/url] maine general health http://usadrugstoretoday.com/products/keppra.htm blaine dental 65 http://usadrugstoretoday.com/products/shallaki.htm
drugs like zenegra [url=http://usadrugstoretoday.com/products/medrol.htm]medrol[/url] blood testing indianapolis midamerica [url=http://usadrugstoretoday.com/products/finpecia.htm]male brazilian muscle[/url]

Anônimo disse...

uses for used tea bags [url=http://usadrugstoretoday.com/products/cleocin.htm]cleocin[/url] medical interpreter rules http://usadrugstoretoday.com/index.php?lng=es&cv=eu what is vitamin a deficiency http://usadrugstoretoday.com/products/evista.htm
cholesterol from a christian point of view [url=http://usadrugstoretoday.com/products/combivent.htm]combivent[/url] medical logos [url=http://usadrugstoretoday.com/products/femara.htm]great depression crop prices[/url]

Anônimo disse...

http://newrx.in/methocarbamol/methocarbamol-addictive
[url=http://newrx.in/xeloda/xeloda-side-effects]drug courts stark county ohio 2007[/url] cialis versus levitra versus viagar [url=http://newrx.in/imitrex/cheap-imitrex-medication]cheap imitrex medication[/url]
alternative drug programs http://newrx.in/bicalutamide/bicalutamide-monotherapy
[url=http://newrx.in/zanaflex]low cost florida drugs[/url] allied services pharmacy scranton pa 18508 [url=http://newrx.in/bisacodyl/correctol-bisacodyl]correctol bisacodyl[/url]
pharmacy jobs in dayton ohio http://newrx.in/glucosamine/osteo-bi-flex-glucosamine
[url=http://newrx.in/bisoprolol/ic-bisoprolol-hctz]pedro farina court drugs[/url] drugs that can cause infertility [url=http://newrx.in/fluocinolone/fluocinolone-paste]fluocinolone paste[/url] drug interaction finder [url=http://newrx.in/bisacodyl/trilyte-bisacodyl]trilyte bisacodyl[/url]

Anônimo disse...

medical condition shingles [url=http://usadrugstoretoday.com/products/kytril.htm]kytril[/url] renin in the blood http://usadrugstoretoday.com/products/sinemet.htm stimulent hair loss http://usadrugstoretoday.com/products/ventolin.htm
medical insurance jobs tucson [url=http://usadrugstoretoday.com/products/nexium.htm]nexium[/url] powerpoint emergency medical presentations [url=http://usadrugstoretoday.com/products/pilocarpine.htm]sclerosis blood pressure[/url]

Anônimo disse...

automobile grab handles http://eautoportal.in/chrysler/chrysler-300-mechanical-problems automobile wheel bearings k6 tolerance hub
[url=http://eautoportal.in/harley/harley-davidson-freedom-collection-1999-edition]down payment noblesville auto[/url] detroit automobile dealers association [url=http://eautoportal.in/infiniti/infiniti-stamford]infiniti stamford[/url]
auto tag purse plans http://eautoportal.in/cadillac/cadillac-side-bed-access-door
[url=http://eautoportal.in/geo/geo-sterling-eisele]interpret mercedes codes[/url] volkswagen transmission side plates part numbers [url=http://eautoportal.in/auto-info]auto info[/url]
auto accident pics http://eautoportal.in/geo/geo-sterling-eisele
[url=http://eautoportal.in/ford/fuel-pump-check-ford-focus]auto engine buckle[/url] volkswagen gti dark yellow [url=http://eautoportal.in/ford-com/search-ford-inventory]search ford inventory[/url]

Anônimo disse...

aaa automobile insurance http://autoexpress.in/opel/opel/gem/information jeep jk auto vs 6speed
[url=http://autoexpress.in/scooters/scooters/in/christchurch]nas auto home backup[/url] antique automobile tires [url=http://autoexpress.in/royce/royce/chocolate/nutrition]royce chocolate nutrition[/url]
brush automobile book stuart brush http://autoexpress.in/cadillac/claremont/cadillac/in/caldwell/new/jersey
[url=http://autoexpress.in/royce/wiring/diagram/for/a/rolls/royce/alternator]auto maker[/url] european auto salvage [url=http://autoexpress.in/saturn/diy/saturn/sl2/antifreeze/change]diy saturn sl2 antifreeze change[/url]
dv claims for automobile wreck http://autoexpress.in/maserati/maserati/rare
[url=http://autoexpress.in/seat/airbus/a/340/seat]kill switch anti theft auto[/url] ink printing machines for auto parts [url=http://autoexpress.in/buick/buick/century/air/filter]buick century air filter[/url]

Anônimo disse...

auth chanel coco cc logo charm necklace http://www.thefashionhouse.us/white-red-sandals-color132.html designer clothes for kids [url=http://www.thefashionhouse.us/?action=products&product_id=1238]designer furniture[/url] old school nike basketball shoes
http://www.thefashionhouse.us/faith-club-wear-brand99.html hot tomato shoes [url=http://www.thefashionhouse.us/jeans-page5.html]fashion names[/url]

Anônimo disse...

men in womens clothes http://www.thefashionhouse.us/gray-accessories-color99.html asda fashions [url=http://www.thefashionhouse.us/white-black-sweaters-color18.html]chinese brand infant shoes[/url] man fashion asia
http://www.thefashionhouse.us/black-beige-casual-tops-color205.html tv infomerical for deer stage shoes [url=http://www.thefashionhouse.us/?action=products&product_id=1041]clothes dryers[/url]

Anônimo disse...

horshoe casino sports book nfl odds http://xwn.in/jackpot_play-super-jackpot-party-on-line play keno entertainment
[url=http://xwn.in/poker-online_what-ranked-poker-player-am-i]atolantic city casinos[/url] free trail bingo [url=http://xwn.in/gambling-online_gambling-forum-links]gambling forum links[/url]
cricodile rock casino address in hollywood florida http://xwn.in/slot_mac-slot-fan-cool-noise-air-flow
[url=http://xwn.in/lottery_lottery-is-barbaric-and-cruel]samsung blackjack desktop charger[/url] florida lottery winner september 5 [url=http://xwn.in/roulette_roulette-casino-game-game-bonus]roulette casino game game bonus[/url]
bingo parlors in louisiana http://xwn.in/online-casinos_face-recognition-casinos palazzo casino las vegas [url=http://xwn.in/bingo_bingo-day-parade-thanksgiving]bingo day parade thanksgiving[/url]

Anônimo disse...

website learning to make clothes http://topcitystyle.com/-v-neck-women-category101.html wallis fashion group online shop [url=http://topcitystyle.com/leopard-print-casual-tops-color9.html]betty boop tennishoes[/url] miles keogh clothes
http://topcitystyle.com/women-apos-s-t-shirts-gucci-category62.html fashion jewelery wholesale [url=http://topcitystyle.com/bags-gucci-category37.html]no shoes no shirt lead guitar[/url]

Anônimo disse...

blackjack 2 micro sd 6gb http://lwv.in/online-casino/casino-gabling-online bingo promos
[url=http://lwv.in/blackjack/how-to-listen-to-music-with-bluetooth-samsung-blackjack]win for life lottery drawing[/url] clipart of bingo [url=http://lwv.in/poker-online/video-poker-playing-tips-and-strategies]video poker playing tips and strategies[/url]
what is the lowest payin job at the detroit casinos http://lwv.in/casino-online/new-casino-plans-for-wendover-nevada
[url=http://lwv.in/lottery/texas-lottery-next-drawing]lottery changed my life[/url] virginia powerball lottery [url=http://lwv.in/slots/online-slots-coral-reef]online slots coral reef[/url]
billy black pegs and jokers http://lwv.in/slots/casinos-with-coin-operated-slots-midwest bridgeport michigan bingo [url=http://lwv.in/jackpot/jackpot-bingo-parlor]jackpot bingo parlor[/url]

Anônimo disse...

porn movie names [url=http://moviestrawberry.com/films/film_dirty_sexy_money/]dirty sexy money[/url] sweet movie torrent http://moviestrawberry.com/films/film_the_chosen_one/ movie subtile download
windows movie media [url=http://moviestrawberry.com/films/film_the_laramie_project/]the laramie project[/url] match point movie http://moviestrawberry.com/films/film_the_little_mermaid_70/ marshion child movie
tag giantess movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_bloodbath_in_psycho_town/]bloodbath in psycho town[/url] dane cook movie fall 2007
movie gide tnt [url=http://moviestrawberry.com/films/film_the_devil_s_advocate/]the devil s advocate[/url] grease movie buttons http://moviestrawberry.com/hqmoviesbyyear/year_2004_high-quality-movies/?page=9 local movie theather
movie drugstore cowboy [url=http://moviestrawberry.com/films/film_social_lion/]social lion[/url] hentai movie clip http://moviestrawberry.com/films/film_that_beautiful_somewhere/ shark movie

Anônimo disse...

christian movie apocalypse [url=http://moviestrawberry.com/films/film_the_batman_vs_dracula_the_animated_movie/]the batman vs dracula the animated movie[/url] ricochet movie http://moviestrawberry.com/films/film_the_four_feathers/ the hunters movie
holes the movie 2003 torrent [url=http://moviestrawberry.com/films/film_red_dust/]red dust[/url] free full gospel movie online watch http://moviestrawberry.com/films/film_springtime_for_pluto/ movie about bank run
best porn movie ever [url=http://moviestrawberry.com/films/film_robin_hood_men_in_tights/]robin hood men in tights[/url] adult movie trailers
gait cycle movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_anacondas_the_hunt_for_the_blood_orchid/]anacondas the hunt for the blood orchid[/url] american pastime movie http://moviestrawberry.com/films/film_the_wiggles_pop_go_the_wiggles/ tere mere sapane hindi movie
anal movie post [url=http://moviestrawberry.com/films/film_the_crow/]the crow[/url] free big tits movie http://moviestrawberry.com/hqmoviesbyyear/year_1916_high-quality-movies/ horror movie mp3

Anônimo disse...

sweeny todd movie tim burton [url=http://moviestrawberry.com/films/film_the_power_within/]the power within[/url] movie player classic subtitle problem http://moviestrawberry.com/films/film_the_student_prince/ haloween the movie
lizzie miguire movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_donald_and_the_wheel/]donald and the wheel[/url] free new movie online http://moviestrawberry.com/films/film_running_on_empty_dreams/ movie wav priscilla queen
avatar last airbender movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_circle_of_iron/]circle of iron[/url] ali g movie
asian adult movie trailers [url=http://moviestrawberry.com/films/film_seventeen_missing/]seventeen missing[/url] ebony movie post http://moviestrawberry.com/films/film_trespass/ free gay movie gallery
missing movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_the_invisible_boy/]the invisible boy[/url] pattcake teen tits movie http://moviestrawberry.com/films/film_squidbillies/ adult movie site tpg

Anônimo disse...

deep water movie home page [url=http://moviestrawberry.com/films/film_daleks_invasion_earth_2150_a_d/]daleks invasion earth 2150 a d[/url] stagecoach movie coffee http://moviestrawberry.com/films/film_malice/ special forces the movie
download movie soundtracks [url=http://moviestrawberry.com/films/film_waking_up_in_reno/]waking up in reno[/url] milena velba blog or video or clip or movie http://moviestrawberry.com/films/film_craig_ferguson_a_wee_bit_o_revolution/ teen nudists movie
micon movie theater chippewa falls wisconsin [url=http://moviestrawberry.com/films/film_dragon_fighter/]dragon fighter[/url] encore movie channel
thomas the train movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_jigsaw/]jigsaw[/url] gladiator 2 the movie http://moviestrawberry.com/films/film_two_fists_one_heart/ movie doa
sienna west movie clips [url=http://moviestrawberry.com/films/film_santa_s_slay/]santa s slay[/url] fuck movie samples http://moviestrawberry.com/films/film_dear_ruth/ asian sex movie download

Anônimo disse...

saw movie sound effects [url=http://moviestrawberry.com/films/film_eight_days_a_week/]eight days a week[/url] dvd movie cover icons http://moviestrawberry.com/films/film_down_and_out_in_beverly_hills/ leonardo dicaprio first movie appaerence
cost of movie ticket in 1970 [url=http://moviestrawberry.com/films/film_lee_mack_live/]lee mack live[/url] movie henry v with kenneth brannagh http://moviestrawberry.com/hqmoviesbyyear/year_1958_high-quality-movies/ horror movie posters digital
lesbien movie clips [url=http://moviestrawberry.com/films/film_dreamer_inspired_by_a_true_story/]dreamer inspired by a true story[/url] gay movie gallery thumbnail
canandaigua movie theatre [url=http://moviestrawberry.com/films/film_sunshine/]sunshine[/url] anne shierly free doenload movie http://moviestrawberry.com/countries/?page=129 the movie laura
because i said so full movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_the_last_templar/]the last templar[/url] phantom of the opera the movie playwright http://moviestrawberry.com/films/film_les_douze_travaux_dastrix/ played movie on goggle

Anônimo disse...

movie darwin awards [url=http://moviestrawberry.com/films/film_all_the_boys_love_mandy_lane/]all the boys love mandy lane[/url] movie theater lake delton http://moviestrawberry.com/hqmoviesbygenres/download-genre_crime-movies/?page=5 dead presidents movie
homemade porn movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_the_bourne_identity_70/]the bourne identity 70[/url] south hills mall movie schedule http://moviestrawberry.com/films/film_super_sweet_16_the_movie/ the con movie
final fantasy 7 movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_blue_crush/]blue crush[/url] nick and nora movie
napoleon dynamite movie t shirts [url=http://moviestrawberry.com/films/film_beavis_and_butt_head/]beavis and butt head[/url] drink launcheed by mehta in corporate movie http://moviestrawberry.com/films/film_thunderbirds/ holiday movie projector
how to burn quicktime movie dvd [url=http://moviestrawberry.com/films/film_the_monolith_monsters/]the monolith monsters[/url] movie files http://moviestrawberry.com/hqmoviesbycountry/country_italy/?page=1 movie titles get smarter

Anônimo disse...

[b][url=http://www.louisvuittonpursessalenow.com/]louis vuitton handbags[/url][/b] A different type of auction is Arrow Auctions at Arrow Outlet. Arrow Outlet will allow you to buy bids, at two hundred bids for $95.85. Once you purchase bids, you can indicator up and start bidding. The bags are probable for being produced from high-priced and quite often Italian leather-based. The superior excellent within the leather-based may be very helpful, getting louis vuitton new york retailer supple, simple, and excellent. If brand name isn't really that be all and bottom line all to suit your needs it's possible you'll discover that significant good quality is considerably less Lv Adult adult men Footwear or boots higher priced than ever.

[b][url=http://www.cheapuggsonlinesale.co.uk/]cheap ugg boots[/url][/b] For example, on the list of most essential top characteristics of discounted Seasonal replica purses is since show up in undoubtedly the most informed colours and styles for boosting your Xmas clothing inside a amazing also to poised fashion. Up coming several amazing characteristic linked with Christmas time look-alike baggage is simply because are incredibly well-known bags regarding embellishing your individual Xmas incidents wonderfully. Sixth many stunning reproduction hand bags attribute is simply because are absolutely colorful tools intended for propping the The holiday time celebrations.

[b][url=http://www.louisvuittonbagssalenow.co.uk/]louis vuitton purses[/url][/b] This iconic identify, much like Louis Vuitton, signifies the essence of magnificent goods. Which is its source, after we converse about it these days, we will remind of its cultural backgrounds plus the potent ambiance in way of life and arts make it brimming with attraction. Louis Vuitton Galliera PM also delivers us the cultural colours..

[b][url=http://www.louisvuittonwebsite.co.uk/]louis vuitton outlet[/url][/b] So select the katana influenced by its magnificence, additionally, the flawless superb of its blade. Similar to all spectacular sections of craftsmanship, the best comes about for your ideal selling price tag. But, the solution can be to discover suited middle ground. When i push down the street I am always wanting for your spot to fish. If I am driving down the seaside, I will seek out vacant lots and dead conclusion roads which have use of the drinking water. I will try to look for parks which have been within the water.

[b][url=http://www.bestbagsonlinestore.com/]www.bestbagsonlinestore.com[/url][/b] 5) Oxygen has amazing regenerative powers. For many years, doctors haven't only identified this actuality and also made use of it during the treatment of burns, gangrene and wounds that merely would not cure in any other case. In an oxygen loaded surroundings, bacteria, viruses, and fungal infections only usually do not endure.

Anônimo disse...

[b][url=http://www.cheapuggbootssalenow.co.uk/]ugg boots uk[/url][/b] Really should you be hunting for one thing interesting and distinct, investigate stylish handbags. Nila Anthony's bag the "Pony Express" is usually a wonderful example of the bag that truly sets you apart. The Pony Convey is fashioned immediately after an actual horse. Understand consumption behavior: the common "scrounging cult" thinks that famous manufacturers will not have self style and so they prefer surprises from scrounging and finding at tiny trend households. A small retailer with unattractive store entrance on an uninviting avenue can provide in sensational fashion. And products discovered in this sort of shops might not contend with Louis Vuitton, Gucci and Burberry's fame, nevertheless they are with super-fine top quality and economical prices-as extended when you are prepared to dig close to, you can usually be rewarded with surprise-so they gain the favor of individuals who appreciate style as well as their preserving..

[b][url=http://www.uggsaustraliastoreshop.com/]www.uggsaustraliastoreshop.com[/url][/b] IP Phones - They appear much like the telephones we're employed to. They've got a handset, cradles and buttons. But an IP phones use an RJ-45 Ethernet connector in its place on the conventional RJ-11 cell phone connectors. Daytona five hundred Practical experience. If NASCAR is often your enthusiasm, then the Daytona 500 Practical experience is really a dream come correct. Here, you can have the opportunity to tour the track, look into Acceleration Alley, trip shotgun which has a professional driver or consider the wheel on your own and cruise the track on the Planet Center of Racing..

[b][url=http://www.uggsaustraliastoreshop.com/]ugg boots australia[/url][/b] It really is about you to vary your thermostat. Imagine differently about dollars. Joe Vitale claims that money likes velocity. Although anticipating inconveniences is acceptable, panicky stockpiling of essentials or maybe a drastic rearrangement of your respective personal finances just isn't. Just examine it being an upcoming snow storm and deal with it as such. In accordance to Tom Miner, president of Rescue Teaching, Inc.
one. In no way cease making use of for operate. There is certainly a inclination between freelancers to depart from the position apps once we discover a couple of clients. At some time, there may be these designer organizations that provide couture wedding ceremony stationery. Potentially Vera Wang will commence her incredibly own line. She has written about numerous components of this issue such as Marriage ceremony Stationery.

[b][url=http://www.bestlouisvuittonukstore.co.uk/]louis vuitton outlet[/url][/b] They could be vivid additionally adaptable designer watches as a consequence of their amazing cups and also mirrors. Fossil creator unique watches involve models. They've got awesome colors. 29, 2008Week of Dec. 22, 2008Week of Dec. 15, 2008Week of Dec. Donate many of your revenue to charity you suspect in routinely. Some particularly wealthy persons even have their own individual foundations. They donate a percentage of their wealth for the cause they imagine.
ION Orchard. This big life-style shopping mall is home into the duplex flagship suppliers of luxurious brands Cartier, Louis Vuitton, Prada, Dior, Giorgio Armani, and Dolce Gabbana. Visitors possess a slight edge: They could show their passports for the Singapore Prospects Centre at ION Orchard on L1 to redeem a Vacationer Wallet that functions appealing privileges from chosen manufacturers.

Anônimo disse...

After sitting on the machine, select a weight amount from the weight stack and adjust the width of the leg rests so that you spread your knees out and away from your body as far as [url=http://www.paulsmithcity.com/]ポールスミス 財布[/url] ポールスミスバッグ http://www.paulsmithcity.com/ you comfortably can. Target your inner thighs by pressing your knees against the [url=http://www.paulsmithsunny.com/]ポールスミス(Paul Smith)[/url] ポールスミス通販 http://www.paulsmithsunny.com/ pads and pushing your thighs together against the resistance of the chosen weight. After pushing your thighs together, slowly return to [url=http://www.paulsmithland.com/]ポールスミス アウトレット[/url]ポールスミス 時計 http://www.paulsmithland.com/ the starting position..