Depois de balangar sobre atendimento, vou começar uma série nova sobre um outro ponto essencial para a carreira de quem atua em comunicação empresarial ou em qualquer outra especialidade da área de comunicação: escrever bem ou pelo menos corretamente seja lá o que for: notas, relatórios, cartas, releases, memorandos, e-mails, textos institucionais, sugestões de pauta, noticias, reportagens, anúncios, posts etc.
Na verdade, minha intenção é dar um pitacos sobre o assunto com base na minha experiência, até porque quem sou eu para ficar dizendo por aí, cheio de pretensão, o que é escrever bem?...
É que me dá uma preguiça danada ver um monte de jovens fazendo e concluindo o curso de comunicação social (jornalismo, RP, propaganda, cinema etc.) sem a mínima condição de estruturar um texto básico, sem erros de português.
A grande maioria passa quatro anos da vida na graduação, assistindo a um monte de aulas, gasta a maior grana com as festinhas de formatura, acha o máximo dizer que tem um diploma, que já se formou, e se mostra um desastre quando tem de escrever alguma coisa.
Longe de mim querer discutir aqui as causas desse desastre lingüístico. A coisa remonta às escolas de ensino básico e médio, aonde realmente aprendemos alguma coisa - quando elas são boas. A idéia aqui é dar alguns toques que possam ser úteis a quem deseja melhorar o texto.
Detalhe: por mais legais que sejam esses toques, o texto só melhora mesmo quando a gente dana a escrever e a escrever muito. De cara, pra quem não quiser ler os posts seguintes: escrevem bem ou pelo menos corretamente aqueles que lêem muito e que escrevem muito...
Na verdade, minha intenção é dar um pitacos sobre o assunto com base na minha experiência, até porque quem sou eu para ficar dizendo por aí, cheio de pretensão, o que é escrever bem?...
É que me dá uma preguiça danada ver um monte de jovens fazendo e concluindo o curso de comunicação social (jornalismo, RP, propaganda, cinema etc.) sem a mínima condição de estruturar um texto básico, sem erros de português.
A grande maioria passa quatro anos da vida na graduação, assistindo a um monte de aulas, gasta a maior grana com as festinhas de formatura, acha o máximo dizer que tem um diploma, que já se formou, e se mostra um desastre quando tem de escrever alguma coisa.
Longe de mim querer discutir aqui as causas desse desastre lingüístico. A coisa remonta às escolas de ensino básico e médio, aonde realmente aprendemos alguma coisa - quando elas são boas. A idéia aqui é dar alguns toques que possam ser úteis a quem deseja melhorar o texto.
Detalhe: por mais legais que sejam esses toques, o texto só melhora mesmo quando a gente dana a escrever e a escrever muito. De cara, pra quem não quiser ler os posts seguintes: escrevem bem ou pelo menos corretamente aqueles que lêem muito e que escrevem muito...
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