Busca Matéria:



domingo, 15 de junho de 2008

SACs, amigos advogados, TSEs, imagem etc

Pra matar a vontade de blogar um pouquinho, vou falar rapidamente de três matérias que me chamaram a atenção esta semana.
Uma delas foi aquela história de o TSE permitir que políticos com problemas judiciais se candidatem nas próximas eleições e proibir a expressão de preferências por candidatos na internet, principalmente em blogs.
Quer dizer: bandido candidato, associado a mafias e milícias, tudo bem, OK, está liberado. Agora o sujeito ter um blog ou uma comunidade no Orkut pra defender alguma candidatura que eventualmente nos salve do lamaçal político, isso não. Proibido.
Já falei em algum post do passado sobre a influência que os blogs tiveram nas primárias americanas, tendo um peso enorme tanto na conquista de eleitores quanto na obtenção de recursos pra campanha de Obama, o candidado do Partido Democrata.
Enquanto isso, aqui neste país do Hemisfério Sul os burocratas dos TSEs e dos TREs da vida agem como se estivéssemos nos anos 70. Sem liberdade de expressão. Um país que se pense democrático não pode ficar nas mãos de funcionários públicos, juízes, políticos corruptos, militares...
Mas, mudando de assunto. Me chamou a atenção também uma matéria que saiu na quarta no O Globo sobre como devem ficar os SACs, de acordo com as novas regras. Parece que é uma notícia boa, e em breve não teremos de ficar horas ouvindo musiquinhas insuportáveis ou tendo de discar, sequencialmente, uma caralhada de opções...
Aquela voz de atendente eletrônica é um chute no saco... "Se você ligou pra dizer que o nosso serviço de atendimento é uma bosta, além de uma afronta aos códigos mais elementares de civilização, diga SIM". Nunca tive a oportunidade de ouvir essa pergunta.
Pelas novas regras, haverá um tempo máximo pra que sejamos atendidos, e toda ligação tem de resolver o problema do consumidor. Acho que esqueceram de incluir nessas novas regras o que podemos fazer quando a ligação cair quando finalmente você conseguir explicar o problema... Teremos o direito de furar os pneus de todos os executivos da empresa em questão?
É uma pena que ainda tenhamos de ter regras para que os SACs funcionem como serviços de relacionamento "sadio" com o consumidor. Trata-se de um dos maiores calcanhares de Aquiles de muitas empresas, que gastam fortunas com outras ferramentas de Marketing e têem a imagem destruída por conta da forma como atendem e resolvem os problemas dos clientes...
O capitalismo brasileiro ainda está na Idade das Pedras, e infelizmente na cabeça de muitos empresários ainda prevalece aquela mentalidade predadora do colonizador português de só querer explorar, extorquir, levar vantagem em tudo e fazer compras no exterior (quando não envia dinheiro ilicitamente pros paraísos fiscais também)...
E qual era a terceira matéria mesmo? Ah, lembrei! Gente, alguém pode dizer pro pessoal da Comunicação do Governo Lula que eles precisam ter ou implementar correndo mecanismos de Gerenciamento de Riscos? Eles devem receber bateladas de treinamento para lidar com crises de imagem, mas falta alguém pra antecipar as paradas e evitar problemas.
Parece que foi o Chico Buarque que disse uma vez que o governo precisa de um Assessor de Merda - um cara especializado em analisar situações e cenários e dizer: "isso não, porque isso vai dar merda...". De novo, nessa história da VarigLog, temos em evidência o nome do Roberto Teixeira, advogado amigo do Lula etc.
Será que não tem ninguém nesse governo pra dizer pro Lula: "olha, peça ao Roberto pra não se envolver em nada que esteja minimamente relacionado ao governo, pra ele tocar o escritório, de preferência longe do governo, do Palácio do Planalto, porque... vai dar merda...".
A imprensa brasileira cumpre bem o papel de mergulhar fundo nessa história e em outras do Governo Lula. Esta semana o caso da Varig foi manchete quase todos os dias nos principais jornais.
Mas não seria o caso de manter o mesmo tom no caso Alstom, a multinacional francesa que, segundo uma notícia publicada no The Wall Street Journal, teria pago US$ 6,8 milhões em propinas para obter contratos com os governos tucanos em São Paulo?
Ou se trata de uma denúncia grave ou de mais um factóide leviano. De qualquer forma, é estranho como isso não repercute tanto na nossa mídia...

Nenhum comentário: