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quarta-feira, 30 de julho de 2008

"Blogs Corporativos CHATOS não atraem leitores"


Sei que não é das coisas mais elegantes do mundo levar o laptop pro banheiro. Mas às vezes este é o único tempo que sobra pra conferir os posts dos blogs prediletos e dar uma vasculhada na web em busca de coisas interessantes. Foi assim que descobri o post republicado abaixo, com o título "Blogs corporativos CHATOS não atraem leitores". Ele está em uma outra ótima descoberta da noite: o blog Mídia Social, de Géssica Hellmann. Aí vai:

Ao pesquisar uma empresa alimentícia que fornece a barra de cereais Nutry, que costumo consumir diariamente, procurei informações sobre a quantidade de açúcar e os valores calóricos e nutricionais dos produtos. Como quis saber mais detalhes dos que informados no site, cliquei em “contato” e abriu-se então um enorme formulário em ASP.

Formulários são chatos, nada amigáveis, dificultam o diálogo, ainda mais solicitando 14 dados sobre minha pessoa para que eu possa escrever a mensagem e dialogar com a empresa. Como parecia ser a única opção, me submeti a preencher os dados e enviar o formulário. E o que aconteceu? NADA!

Infelizmente o formulário foi criado numa versão em ASP aceitos somente pelo navegador IE. Fico então a pensar: essas empresas deixam de atender 27% dos usuários de internet. Já existem várias linguagem amigáveis a todos os navegadores, porque insistem em utilizar uma versão tão limitada? Ou a dificuldade é proposital para não haver diálogo?


Fonte: http://marketshare.hitslink.com/

Insisti ainda em contactar a empresa proprietária da marca Nutry (www.nutrimental.com.br), acessei outro formulário e enviei minha mensagem. Ainda não recebi resposta a minha dúvida.

Ao abordar o diálogo, é imprescindível falar sobre meios de propiciar essa conversação. Um deles é o blog corporativo. É um modo fácil e prático de criar um canal dinâmico de comunicação.

Li um artigo com o título “Blogs corporativos não atraem leitores” que somente hoje consegui abrir em meu navegador pois o site é repleto de vídeos e imagens, dificultando o carregamento das páginas. A primeira coisa que me veio a cabeça foi: se não atraem leitores, certamente o conteúdo é chato e desinteressante!

Como já havia dito anteriormente, um Blog Corporativo, para obter êxito, precisa de um bom editor de conteúdo, uma linha editorial atraente, periodicidade regular e acima de tudo: estratégia!

Você precisa de objetivos e metas. Os objetivos básicos são: criar um espaço para dialogar com seus clientes e promover conteúdo original e de qualidade. Com um blog, seu site ganha conteúdo dinâmico e atualizado periodicamente.

É importante também promover os conteúdos nos diversos serviços de mídias sociais. Ao utilizar serviços de Mídias Sociais, além de promover esses conteúdos, você estará criando um link externo para o seu site. Disponibilizar Feeds/RSS também é uma ótima maneira de conquistar leitores fiéis.

Segundo Danny Sullivan, apenas em junho de 2008 o número de pesquisas nas ferramentas de busca foi:

Google: 7.1 bilhões
Yahoo: 2.4 bilhões
Microsoft: 1.1 bilhões
Ask: 501 milhões
AOL: 471 milhões

É por isso que seu site precisa de conteúdo original, consistente e periodicamente atualizado para atrair, através das ferramentas de busca, visitantes que procuram justamente os produtos que a sua empresa oferece. Se você ainda não se convenceu disso leia o artigo “Pense fora da pirâmide” de Alexis Kauffmann.

Uma empresa brasileira que está apostando nessa estratégia é a Marta Campos Lingerie, de Dourados, Mato Grosso do Sul. Iniciou seu blog corporativo em 11 de julho desse ano. Um espaço criado para o público feminino (que é seu principal consumidor), mulheres que se interessam sobre moda íntima, beleza, cuidados com o corpo, auto-estima e saúde feminina. Além de mantê-las informadas sobre suas promoções, eventos e novidades da Marta Campos Lingerie.

Mídias Sociais é trabalho intensivo: Exige dedicação em tempo integral!

Dicas para se manter informado em estratégias em mídias sociais e marketing online:

- Reserve uma hora por dia para investigar novidades na internet.
- Participe de redes sociais e comunidades.
- Interaja com seu público.
- Se você ainda não possui um blog: comece agora!
- Pense fora da caixinha
- Seja criativo e original

Do blog Mídia Social, de Géssica Hellmann
(http://midiassociais.blogspot.com)

2 comentários:

Géh disse...

Leonardo,

Obrigada pela divulgação ;)
Seu blog já está devidamente adicionado aos meus feeds. Esse espaço possui muitas informações interessantes. Parabéns!

Abraços,
Géssica.

Leonardo Pessanha disse...

Ah, legal que você gostou. Vamos manter contato! Beijos, Leonardo