Busca Matéria:



quarta-feira, 30 de julho de 2008

Seja transparente



Trecho de um artigo de Denis Russo Burgierman, publicado na edição de agosto da Revista Vida Simples (página 75):

"(...) cada vez mais tenho certeza de que, se todo mundo for mais transparente, todos vão levar vantagem. Um monte de empresas está percebendo isso. Eles estão autorizando seus funcionários a falarem aberta e publicamente sobre o que os incomoda. Por exemplo, criar blogs reclamando das próprias empresas. Estão percebendo que crítica pública, olho no olho, pode até dar mais trabalho, mas é mais vantajosa do que fofoca velada no corredor, que corrói relações e deixa todo mundo no fim odiando a empresa.

As empresas estão percebendo que os consumidores adoram transparência. Que a melhor coisa para elas é assumir seus erros e suas fraquezas publicamente. Isso cria uma relação de confiança, fidelidade. E, afinal de contas, nestes tempos de internet, nenhum segredo será mesmo mantido. (...).

Comentário: gosto demais dessa abordagem, mas ainda não tenho uma opinião formada sobre essa coisa de a empresa, por exemplo, criar um blog aberto a todos para discutir seus problemas, fraquezas, defeitos e vícios. Acho que a "transparência" deve ser buscada sempre, mas, primeiro, vamos procurar definir com propriedade o que é transparência e como ela deve ser exercida. Talvez seja melhor lavar a roupa suja em casa, usando outros canais que não um blog...

Mas atenção para o final do trecho que copiei: "nestes tempos de internet, nenhum segredo será mesmo mantido"...

Nenhum comentário: