Busca Matéria:



terça-feira, 1 de julho de 2008

Câmara pedirá ao TSE que libere propaganda eleitoral na Internet

(Enquanto isso, num país ao Sul da América, onde as coisas costumam chegar uns dez ou vinte ou cinquenta anos depois...)...

Câmara pedirá ao TSE que libere propaganda eleitoral na Internet
Da Redação (do Portal Comunique-se)

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara Federal decidiu na tarde desta terça-feira (01/07) pedir ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto, que revogue a Resolução 22.718, medida que permite a propaganda eleitoral na internet apenas na página do candidato.

O deputado Julio Semeghini (PSDB-SP) disse que pedirá uma audiência com o ministro. Segundo ele, não haveria necessidade de se regulamentar a propaganda eleitoral na internet.

Em fevereiro, o TSE publicou uma resolução (22.718) para que a propaganda eleitoral acontecesse apenas pela internet. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), contudo, permitiu que os candidatos fizessem campanha no site, em blogs e orkut. Essa norma, até agora, vale apenas para o Rio de Janeiro.

Impressões - O presidente do iG, Caio Túlio Costa, citou sete pontos positivos para que haja propaganda política na internet: mais acesso às informações, bom para os candidatos, bom para os portais, já que não são concessões públicas, e para a rentabilidade das empresas, pois poderão vender o espaço para os sites.

Para Túlio Costa, a norma vai contra a Constituição, porque impediria uma comunicação mais ampla, via chats, blogs, emails e internet.

O presidente da Associação Brasileira de Consultores Políticos, Carlos Manhanelli, também foi a favor da liberação da propaganda eleitoral na internet. Segundo ele, faltaria uma oportunidade de enviar para os leitores informações via e-mail e torpedo. A internet também seria a forma mais barata de se fazer campanha eleitoral.

Com informações da Agência Câmara.

Nenhum comentário: