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terça-feira, 1 de julho de 2008

Gafes na internet

(Você já ligou desesperado para o seu amigo que manja tudo de internet ou para o seu técnico de informática para saber como "parar" um e-mail enviado e evitar que ele chegue ao destinatário? Você já falou um monte de bobagens com "uma" pessoa no MSN e depois se deu conta de que falou "sem querer" com uma outra pessoa do seu grupo com quem você não tem a menor intimidade? Pois é... Aprenda a se livrar das gafes na internet...)...

Xingou o chefe pelo MSN? Aprenda a se livrar das gafes na internet

Mensagens enviadas para o destinatário errado podem ser muito constrangedoras. Especialistas ensinam o que fazer para consertar esse e outros erros da vida digital.

(do Blog da Insight)

Para você, que usa ferramentas de comunicação na internet, aí vai uma preocupante constatação: caso ainda não tenha cometido nenhuma gafe digital, mais cedo ou mais tarde ela acabará acontecendo.

Seja com um e-mail enviado para o destinatário errado, uma mensagem que nunca poderia ter seguido o rumo do “responder a todos”, um comentário no messenger feito justamente a quem não deveria ler, um post inadequado ou até mesmo uma foto descabida no Orkut, é muito provável que sua hora chegue.

Antes de mais nada, é importante deixar claro que cada uma das situações acima pode ter diferentes níveis de gravidade. Enviar no messenger o texto “vamos almoçar?” para o Marcelo errado é muito melhor do que fazer fofoca da Ana para a própria Ana, e só perceber o engano tarde demais.

Para evitar problemas, é preciso que o usuário de tecnologia saia do modo automático e fique sempre atento ao que publica, ao que escreve e para quem escreve.

“É necessário estar sempre atento e usar o bom senso para não fazer algo que possa trazer arrependimento. Antes de mandar um e-mail, leia, releia e confirme o destinatário para quem você vai enviar aquela mensagem. Esteja alerta também a erros de português e, em caso de dúvidas, peça sempre uma segunda opinião”, ensina Fernanda Figueiredo, coordenadora de recursos humanos da Catho.

Esse pedido de ajuda vale tanto na hora de mandar uma mensagem quanto antes de publicar algo no blog que possa ser mal-interpretado, por exemplo.

Maria Aparecida Araújo, consultora de comportamento social e profissional, é dessa mesma opinião. Ela defende que as pessoas adotem — na vida on-line e também na off-line — uma postura preventiva, e não reativa, em relação a possíveis problemas.

Daí a importância de sair do modo automático no uso das ferramentas de comunicação e adotar o hábito da checagem, sempre. “Não é porque você está acostumado a usar a tecnologia que deve se tornar displicente. A atenção reduz muito as chances das gafes na internet".

Enviar e-mail ou texto do messenger para o destinatário errado

Caso simples - Mande outra mensagem na seqüência para deixar claro que você cometeu um erro. No caso do e-mail, peça para o destinatário desconsiderar a mensagem. Faça o mesmo se a troca tiver sido no comunicador instantâneo (um simples “mensagem errada” resolve a questão).

Caso grave - Aqui, não basta assumir o erro. Se tiver enviado por engano uma mensagem sigilosa, por exemplo, você terá de pedir para o destinatário apagá-la (lembrando que ele pode ou não colaborar). Se tiver criticado a própria pessoa que recebeu o texto por engano, será necessário explicar a ela o por que daquele comentário. E se criticou um terceiro, cabe pedir que o destinatário ignore e mantenha sigilo sobre aquelas informações.

Na hora de pedir desculpas, o melhor é o telefone ou uma conversa olho no olho. “Esse segundo contato, depois da mensagem enviada por engano, pode amenizar a situação. Mas não há como consertá-la completamente, porque você já causou uma má impressão”, diz Maria Aparecida.

“Responder a todos” do grupo de e-mail por engano

Caso simples - Você pode mandar uma mensagem dizendo que aquela resposta era só para uma pessoa do grupo. Mas em alguns casos a melhor saída pode ser simplesmente ignorar o erro, para não incomodar todos com mais um e-mail desnecessário. Vai do bom senso saber a melhor alternativa em cada situação.

Caso grave - Aqui também será necessário se explicar e contar com a boa vontade do grupo. Se enviou informações às quais nem todos poderiam ter acesso, escreva que o conteúdo foi mandado equivocadamente e deve ser deletado, pois as informações são sigilosas (em seguida, reze para que o escutem). Caso o texto possa ser mal-interpretado ou contenha críticas a um dos integrantes do grupo, você terá de se explicar.

Se o comentário desagradável que você fez teve um “alvo” — algo no estilo “por acaso fulana acha que trabalha mais que todo mundo?”–, explique-se com essa pessoa primeiro. Depois, pode ser educado enviar outra mensagem a todo o grupo dizendo que já se desculpou com a pessoa.

“Situações constrangedoras como essa ficam gravadas tanto na mente de quem sofreu a ação quanto de quem presenciou”, explica Maria Aparecida. “E, quanto maior for a ofensa, mais difícil é a reparação.”

Publicar um texto, foto ou vídeo que cause constrangimento a terceiros

Caso simples - Você publica no Orkut aquela foto do churrasco em que você está muito bem, obrigado, mas que seu amigo aparece caído no fundo, depois da bebedeira. Se perceber que a imagem pode pegar mal para ele, delete-a. O mesmo vale para vídeos no YouTube. No caso de textos on-line (scraps, posts, comentários no blog), você pode apagar toda a informação ou reescrevê-la de modo que não exponha ninguém.

Caso grave - Se a informação que você publicou realmente prejudica ou expõe uma pessoa de maneira negativa, muitas vezes deletar pode não ser o bastante. Em casos extremos, o ideal é que você peça desculpas para a “vítima” e depois faça o mesmo publicamente, usando sempre a mesma ferramenta de comunicação.

Se um testemunho no Orkut causou o problema, por exemplo, um testemunho no Orkut também deve ser usado para resolvê-lo. Se o que causou o constrangimento foi um post no blog, tente consertar com um texto escrito nesta mesma página. E por aí vai.

“Presume-se que grande parte das pessoas que tiveram acesso à informação inicial vai voltar àquele mesmo veículo e ver a retratação”, explica a consultora Maria Aparecida.

Quando isso acontecer, esteja preparado para consertar a gafe ou, se isso não for possível, pelo menos amenizá-la.

(http://insightpublicidade.wordpress.com/2008/06/30/xingou-o-chefe-pelo-msn-aprenda-a-se-livrar-das-gafes-na-internet/)

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