Busca Matéria:



quinta-feira, 10 de julho de 2008

PM: imagem melhor só com uma polícia e sociedade melhores


Antes de falar um pouco sobre a imagem da Polícia Militar do Rio, reproduzirei aqui um comentário feito ontem (09/07) na Newsletter "O Filtro", de Juliano Machado (Revista Época):

4. A falta de treinamento dos PMs do Rio - A morte do garoto João Roberto Amorim Soares, de 3 anos, escancarou, mais uma vez, a falta de preparo dos policiais militares do Rio. O Globo (para assinantes) entrevistou o presidente da Associação de Cabos e Soldados da PM, Vanderlei Ribeiro, que trouxe uma informação assustadora, caso seja verdadeira: um soldado pode ficar até dez anos sem cursos de reciclagem, pois só é obrigado a se capacitar de novo quando promovido a cabo. O governo, é claro, nega, diz que treina regularmente seus policiais. Se os capacitasse satisfatoriamente, não haveria “débeis mentais”, como o governador Sergio Cabral chamou os PMs envolvidos na morte do menino. Cabral, pelo menos, já expulsou os policiais da corporação, como informa o Jornal do Brasil.

Em menos de uma semana, dois episódios, ou melhor, mais duas tragédias abalaram não só o Rio, mas todo o país: a morte de um rapaz na frente da boite Baronetti, assassinado por um PM que fazia a "segurança" do filho de uma promotora, e mais recentemente, a morte do garoto João Roberto Amorim Soares, metralhado por PMs que confundiram o carro da mãe com o de bandidos. Nos dois casos, a PM protagonizando novas cenas de violência e tirando a vida de pessoas a quem deveria oferecer segurança.

A imagem da PM fluminense é muito ruim, vem piorando um pouco mais a cada dia e com estes dois últimos acontecimentos então deve ter chegado ao fundo do poço. As pessoas comentam: do que devemos ter mais medo? Dos bandidos ou dos policiais do Rio? Há diferença entre eles? Deve ser complicado fazer a assessoria de comunicação da PM. E, é claro, não adianta nada ter a assessoria mais eficiente do mundo quando a instituição "defendida" não ajuda nem um pouco. Da mesma forma que uma empresa anti-ética e irresponsável nas suas práticas sócio-ambientais mais cedo ou mais tarde vai se dar mal perante à opinião pública, ainda que pague a agência de RP mais cara e badalada do mercado para cuidar da sua imagem.

Melhorar a imagem da PM passa por reformular profundamente a instituição e aproximá-la da sociedade e das comunidades ricas e pobres. A própria sociedade deve se perguntar que tipo de polícia quer ter, com que tipo de segurança espera poder contar um dia. Segurança para todos, pobres e ricos, brancos, pretos e mulatos, ou uma segurança privatizada, condominial, miliciana? E se os PMs tivessem metralhado os bandidos em vez da criança? Não seria trágico também? Afinal, não teriam dado tempo ou chance para que eles se entregassem e fossem levados à Justiça. E não é (ou deve ser) esse o papel da polícia em qualquer lugar civilizado?

A verdade é que a nossa Polícia é podre porque a sociedade está podre. Muita gente certamente aplaudiria a ação policial se os metralhados fossem os bandidos perseguidos. Acontece que, ao dar carta branca aos policiais para que hajam como marginais, como bandidos, a sociedade esquece que, de um jeito ou de outro, vai pagar um preço alto por isso, inclusive com as próprias vidas inocentes.

No filme "Tropa de Elite", o que fica claro é que não há bem ou mal na guerra entre Bope, PMs e traficantes. O que está mal é a sociedade em que vivemos, que cria monstros dos dois lados. O único "bem" da história é justamente levantar a discussão sobre o mundo cão, injusto e desigual nas oportunidades que construímos e que precisamos desconstruir de alguma forma, se a idéia é ter uma cidade, estado ou país melhor para os nossos filhos, netos e bisnetos...

Vale muito a pena ler a entrevista de William Andrews, publicada na página 64 da Revista Época dessa semana. Chamada: "é preciso investir nos policiais". Sim, é preciso. Quando isso for feito, certamente teremos uma Polícia melhor, com uma imagem melhor. Mas compete à sociedade se questionar sobre que tipo de Polícia ela quer. Uma polícia que seja bem formada, treinada e paga decentemente para agir dentro da lei ou que haja como grupos de esquadrão da morte?

Nenhum comentário: