Busca Matéria:



quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Executivos usam mais a web para se informar

(Texto publicado hoje no Comunique-se: http://www.comuniquese.com.br/)
Os executivos passaram a usar mais a Internet para se informar. O aumento foi significativo de 2005 a 2008 nas leituras na web. Apesar do crescimento do meio virtual, os jornais continuam a ser os mais utilizados quando eles querem se informar. É o que mostra o resultado de um levantamento feito pela CDN Estudos & Pesquisas com 500 executivos das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Há três anos, 61% dos 500 executivos ouvidos pela CDN - Companhia de Notícias - disseram que usam a internet para se informar. Hoje, 94% acessam a web para ter acesso a informações do dia-a-dia e 92% lêem revistas, contra 64% que preferiam o veículo impresso em 2005.

A TV é o segundo tipo de veículo de maior credibilidade entre os executivos. Noventa e seis por cento deles assistem à TV para se informar. A queda foi muito pequena para este tipo de mídia. Em 2005, 95% disseram que viam TV para se manter informados.

Hábito de leitura - Os dois maiores jornais econômicos do País ganharam mais leitores nos últimos três anos. Valor Econômico e Gazeta Mercantil são lidos, respectivamente, por 37% e 25% dos executivos. Na pesquisa realizada em 2005, os números eram de 12% e 7%.

No quesito “Leituras de jornais na empresa”, os dois também ganharam destaque: 28% e 23% dos entrevistados afirmaram que lêem os jornais durante o trabalho, contra 8% e 4%, em 2005.

Quando o assunto é Negócios e Mercado, o Estadão é o jornal mais confiável entre os executivos, mencionado por 21% deles, seguido de O Globo (19%) e Folha de S. Paulo (16%).

Entre as revistas, a Veja sai na frente – 79% costumam a publicação. Época e Exame empatam com 47%, seguidas da IstoÉ, com 34%.

Inclusive a leitura da Veja cresceu entre os executivos nos últimos três anos, quando 63% deles diziam que liam a revista. A Exame foi a que mais se destacou em termos de crescimento de leitura entre este público. Em 2005, 16% deles liam a revista.

A Carta Capital também teve aumento expressivo – de 5% em 2005 para 20% este ano.

Veja e Exame são as revistas mais confiáveis, com 43% e 17%, respectivamente.
TVA TV Globo é o canal mais assistido pelos entrevistados – 86% deles assistem à emissora. A Globonews é vista por 38% deles, seguida da Record, por 30%.
Os telejornais mais vistos são Jornal Nacional (72%), seguido pelo Jornal da Globo (32%).

Leitura na Internet - Os executivos aumentaram o hábito de leitura pela Internet – 70% deles lêem os sites, contra 41%, há três anos. Dos 70%, 53% lêem sites de jornais e revistas. Pouco mais da metade os lê diariamente.
O UOL é o portal mais acessado, com 52%, e o mais confiável. O Terra e o iG estão em segundo e terceiro lugares, com 37% e 20%.

PS: enquanto não arrumo tempo pra postar o catatau de coisas que tenho pra postar, vou reblogando algumas notícias e posts que, acho eu, são legais e têm a ver com a proposta do Canal 17

Nenhum comentário: