Busca Matéria:



sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Nizan Guanaes no Congresso da Aberje Rio - parte 5


Seguem os últimos tópicos baseados em anotações que fiz na palestra de ontem;

. Nizan disse que não faz nada sem o seu assessor de imprensa. Disse que não se pode pensar em empresa moderna sem uma assessoria de imprensa e sem uma estrutura de comunicação interna. Esta é essencial para alinhar as pessoas que trabalham na organização em torno de um sonho. Se os funcionários acreditam nos sonhos e projetos da empresa, estes serão realizados.

. Com uma boa comunicação interna, você alinha metas e realiza a comunhão dos valores de uma cultura organizacional. No conjunto da comunicação empresarial, o design também é essencial. Você pode falar sobre modernidade ou sustentabilidade com uma "simples" embalagem.

. Existem organizações "frígidas". Que não gozam. Vale até fazer um ritual de todo mundo fingindo que está gozando junto para exorcizar o clima ruim, pesado, chato. Há empresas que não sabem celebrar nada, que não envolvem as pessoas em nenhuma forma de comemoração. Mas é claro que comunicação interna é muito mais do que organizar festa de fim de ano, de aniversário...

. Todo dia pela manhã Nizan recebe em seu celular um e-mail da pessoa responsável pela comunicação interna na África. Ela conta tudo o que está acontecendo no âmbito dos funcionários e dos eventos internos da empresa, e ele, como principal executivo, procura estar sempre presente na hora de bater os penaltis.

. O diálogo interno é muito importante e deve ser calcado na sinceridade. Você deve instigar as pessoas a sonharem, mas com bom senso e responsabilidade. Deve explorar as forças que tem, mas não omitir as fraquezas. Nizan diz que não promete paz aos funcionários. Promete "glória". E confessa que se mira hoje no empresário Jorge Gerdau e que não quer mais trabalhar com marketing político.

. Disse, ainda, que o que há hoje de mais moderno, em se tratando de comunicação, estava naquela sala, ou seja, nas pessoas que enxergam a comunicação pelo prisma da comunicação organizacional integrada ("meus colegas de propaganda que me perdoem..."). Exemplo de empresa moderna? Google. Já viu como as pessoas se vestem e trabalham na sede deles nos Estados Unidos? A liberdade de criação e de serem o que de fato são...

. Por fim, ressaltou a importância da comunicação na administração das informações, dos relacionamentos e da "reputação" empresarial, sobretudo quando vivemos em uma cultura de total exposição graças às novas mídias digitais.

. A comunicação empresarial é vital para valorizar a marca e gerar admiração por ela. Cada vez mais teremos de dialogar de forma transparente com os nossos stakeholders (públicos com que as empresas de alguma forma se relacionam). Devemos mostrar pra eles o que somos, o que fazemos e como estamos fazendo.

. Além disso, a comunicação bem gerida também pode realizar um papel decisivo de inteligência empresarial. É necessário trabalhar com dados e cenários diferentes daqueles mostrados pelas pesquisas convencionais. Organizar e depurar o mundo de informações que chega até nós para compreender melhor os contextos em que as empresas estão inseridas.

. Por isso que não só a comunicação deve ser plural no sentido de integrar diversas ferramentas - as equipes de comunicação também devem ser cada vez mais multidisciplinares, plurais, com pessoas vindo de áreas como Antropologia, Sociologia etc.

Nenhum comentário: