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sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Nizan Guanaes no Congresso da Aberje Rio - parte 4

Mais alguns tópicos sobre a palestra dada ontem, no Rio, por Nizan Guanaes, durante o congresso realizado pela Aberje:

. A propaganda institucional de quase todo mundo hoje é um show do politicamente correto: tudo deve ser feito pra você (personalizado) e deve ser "sustentável". Todas as propagandas têm de ter árvores. Logo logo todo mundo vai virar árvore. Às vezes, os próprios colaboradores da empresa não entendem e não se vêem naquelas mensagens bonitas e "emocionantes" passadas para os públicos externos.

. Responsabilidade social se tornou uma das expressões mais ouvidas nos últimos tempos. Mas quem tem responsabilidade social? As empresas poderiam se contentar em gerar riquezas e pagar direito os impostos. Mas, se é pra se meter a fazer Responsabilidade Social, que o façam direito, sem demagogias. Tem de ter consistência, verdade. Entregar (comunicar) o que ela realmente faz, porque é da natureza dela, dos seus donos, dos seus sócios.

. Não é a área de comunicação de uma empresa que escolhe os seus valores ou os define perguntando aos funcionários. Os valores de uma empresa são construídos com a história dela, ao longo da trajetória dos empreendedores e dos principais colaboradores (que também agem como se fossem "donos" da empresa porque têm naturalmente esse sentimento). Não dá pra criar um "mito" da noite pro dia... Não dá pra perguntar: o que vamos ser agora?

. Temos que entrar na era do "Marketing do Bom Senso", em vez de ficar traduzindo e tentando copiar os livros estrangeiros de marketing. Essa é a era da internet? É sim, mas aonde? Depende do lugar, da situação, da empresa. É e não é. O Brasil tem de tudo (inclusive, organizações nos mais diversos estágios evolucionais), e antes foi comparado a Belíndia, com o desenvolvimento e a modernidade da Bélgica, e o atraso, miséria e subdesenvolvimento da Índia. Acontece que ser uma Belíndia hoje é bom, porque o mundo mudou rápido e a Índia se tornou uma grande economia.

. Por isso que a gente não pode mais ficar "pensando dentro da caixa". Precisamos é repensar o valor do "óbvio" na comunicação. Relativizar pesquisas e ouvir mais o senso comum, a intuição. Usar a sensibilidade. Precisamos despadronizar o pensamento sobre a comunicação. Pensar e fazer rápido, porque se você ficar um ano planejando o lançamento de um produto ou serviço, quando o fizer, ele já vir ao mundo velho...

. Empresas devem ter gente desocupada, ociosa. Com tempo pra pensar. Juntar gente inteligente e malucos na sua empresa é uma boa. Gente que não fique repetindo fórmulas prontas e frases feitas o tempo todo. Gente que não pense apenas dentro da sua indústria (área de atuação), que faça as mesmas coisas que os concorrentes. As pessoas devem buscar idéias e inspiração em empresas totalmente diferentes. Em empresas de outras indústrias (setores). Ver como é que elas, que não têm nada a ver com a sua empresa, funcionam.

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