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sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Nizan Guanaes no Congresso da Aberje Rio - parte 3


Terceira parte do post sobre a palestra do Nizan Guanaes:

. Marcas são como pessoas. Têm uma natureza própria, DNA, temperamento, personalidade. Burrice querer ser o que você (ou a sua empresa) não é. Querer "construir uma imagem" que não seja você. Vira mentira, e ninguém hoje se engana mais com mentira. É como tentar "vender" a Bahia da seguinte forma: "traga sua empresa pra Bahia, estado onde mais se trabalha no Brasil"... Você pode mudar essa mensagem simplesmente dizendo algo na linha do: "traga a sua empresa pra Bahia e trabalhe com mais qualidade de vida"...

. Marca, imagem e comunicação têm a ver com a arquitetura, com a ambientação. A arquitetura e o paisagismo são grandes "alavancas" da comunicação empresarial. Uma indústria farmacêutica, por exemplo, deveria pensar seriamente no paisagismo como ferramenta de branding. Jardins bonitos e bem tratados denotam preocupação com limpeza. Além de bom gosto, valorização de espaços verdes, qualidade de vida...

. Mas vai você virar para um empresário e dizer: "Em primeiro lugar, você deveria mudar de sede ou mudar a sua sede. Ela não tem nada a ver com a sua marca". A maioria dos empresários vai indagar: "Ué, você veio aqui pra conversar sobre comunicação e está pedindo que eu mude a minha sede? Como assim?". E comunicação, como já se disse, é tudo (incluindo a sede...). Mas vai botar isso na cabeça dos empresários brasileiros...

. Aí vira uma roda viva da mediocridade: clientes caretas com agências caretas que morrem de medo de "ousar" e perdê-los. As empresas contratam agências que lêem as mesmas pesquisas sobre comportamentos e tendências que as demais e que acabam fazendo tudo igualzinho. Os empresários tinham que sair mais de dentro das empresas e observar as pessoas nas ruas, nos mercados...

. Pessoas que trabalham com comunicação não podem virar replicantes de pesquisas. Uma das formas de tortura mais eficazes deve ser trancar um cara numa sala e colocá-lo pra assistir propagandas corporativas... Todas iguais, com aqueles mesmos discursos politicamente corretos e carregados de clichês tipo sustentabilidade, compromisso com um futuro melhor etc.

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