Busca Matéria:



sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Nizan Guanaes no Congresso da Aberje Rio - parte 2


E lá vão, em tópicos mesmo, alguns dos melhores momentos da palestra do Nizan Guanaes:

. De cara, ele fez referência à confusão (confusão?) que muitos publicitários (povo que mexe com mídia paga, com anúncios) ainda fazem entre Publicidade (Propaganda) e Comunicação, como se fossem uma coisa só. E não são. Propaganda é só uma das diversas ferramentas da comunicação empresarial, e muitas vezes não é a mais indicada. "A força que a Publicidade faz pra negar o resto (do que existe no mix da comunicação) é brutal", disse, letra por letra.

. Mas também é balela aquela história de que a propaganda acabou ou vive os seus últimos dias, e que agora a bola da vez são as Relações Públicas... Mais uma bobagem importada. Aliás, segundo ele, as pessoas no Brasil adoram idiotas que chegam aqui pra dar palestras em inglês. Pagam qualquer coisa pra ouvir os gringos balangarem bullshit que na maioria das vezes não tem nada a ver com a nossa realidade, com a nossa cultura...

. Comunicação é tudo (ou seja, é tudo aquilo que chega até os nossos sentidos, passa pelo cérebro e gera uma imagem, um signo, uma idéia, uma impressão...). Não dá pra levar a sério uma empresa que investe milhões em anúncios e que, quando você chega lá pra falar com o principal executivo dela, a secretária, lixando as unhas, pergunta: você quer falar com quem mesmo, meu amor? E essa história de comunicação 360 graus também é mentira. Comunicação pode ser 45 graus, 60 ou 80, depende do que for melhor pra cada caso, pra casa empresa.

. E a Comunicação não cria valores e atributos para uma empresa. Eles já existem dentro dela e normalmente estão muito associados aos valores trazidos e transmitidos pelos empreendedores. A comunicação bem feita reforça esses valores, atributos e ATITUDES. A empresa tem que ter a sua cara, as suas verdades e atitudes, e a comunicação existe pra mostrá-las. O que você fala ao mundo sobre a sua empresa deve ser coerente com o que você faz.
Continua...

Nenhum comentário: