Busca Matéria:



quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Nizan Guanaes no Congresso da Aberje Rio - Parte 1


Gente, de hoje a domingo, vou postar, na forma de tópicos, algumas anotações que fiz durante o 2 Congresso de Comunicação Empresarial Aberje Rio de Janeiro, que aconteceu nesta quinta, 14 de agosto. Para um evento patrocinado pela Vale, o valor da inscrição foi deveras salgado: R$ 727,00 para não associados da Aberje. Mas valeu a pena pelo conjunto do que foi apresentando e, principalmente, pela palestra-show dada por Nizan Guanaes. Comecemos, então, por ela.

O tema da palestra era "Os desafios e sinergias na construção de um grupo de comunicação no Brasil - A construção de um grande grupo de comunicação nas palavras de quem entende do assunto". Até aí tudo bem. Presidente da África e sócio majoritário do ABC, maior grupo brasileiro de comunicação e um dos 30 maiores do mundo, Nizan realmente deve manjar muito do assunto...

Mas acho que esqueceram de lembrar a ele qual era o tema da palestra, porque o baiano fez uma grande e maravilhosa colcha de retalhos sobre comunicação empresarial, mas, em nenhum momento, deu o caminho das pedras para a construção de um império da comunicação no país. Melhor assim. No final das contas, a "coisa" toda fez muito sentido (até porque comunicação não é ciência exata, tem muito de arte e de intuição também), e o resultado foi bem mais divertido.

Seguem, nos próximos posts, alguns pedaços da palestra que, entre uma gargalhada e outra, consegui anotar. Detalhe: é claro que o congresso valeu a pena pelas demais apresentações, todas muito boas, mas só a oportunidade de ouvir o Nizan falando de forma solta, sem burocratismos e academicismos, sobre comunicação já justificou a fortuna investida na inscrição.
PS: "fortuna" pra mim, micríssimo-empresário, que não consegue nem bancar a afiliação à Aberje, mas certamente nada demais para outras pessoas cujas inscrições foram pagas pelas grandes empresas onde trabalham...

Nenhum comentário: