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terça-feira, 18 de novembro de 2008

A 1a foto no EU-REPÓRTER a gente nunca esquece


Eu estava doido pra testar um smartphone com uma câmera 5.1 e a chuva de hoje, que inundou a cidade, veio a calhar. Desgraças e prejuízos à parte, é bom se sentir participativo no processo de produção do "grande" jornalismo, e hoje, quando todo mundo está municiado com câmeras, filmadoras, smartphones e outras mídias portáteis, fica mais fácil registrar e denunciar o caos urbano, o salve-se-quem-puder social e o estado de abandono em que se encontra a nossa cidade.

Do segundo andar do prédio em que trabalho, fiz algumas fotos do rio que logo se formou na Praia de Botafogo e mandei pro EU-REPÓRTER do O Globo. E a foto foi publicada, juntamente com outras tiradas por leitores de vários cantos da cidade. Confesso que adorei ver a foto publicada (http://oglobo.globo.com/participe/fotogaleria/2008/7246/) porque isso remete àquele slogan bacana do Obama: yes, we can!

O jornalismo está mudando rapidamente e está se adaptando à atitude participativa e colaborativa das pessoas, que se apossaram de importantes ferramentas de produção das informações. Segue uma lista, publicada no Globo Online de hoje (que, aliás, merece nossos aplausos por essas iniciativas inclusivas), sobre sites que aceitam e estimulam a colaboração dos cidadãos 2.0, produtores de notícias em tempo real:









Foto Repórter
Canal de fotojornalismo participativo do site do jornal O Estado de São Paulo

MetBlogs
rede internacional de blogs locais, com noticiário participativo de mais de 50 cidades do mundo

Your Hub
Site americano que permite a interação e a troca de informações entre vizinhos, de qualquer comundade americana

Obs: prefecias do além... creio que nos próximos anos as mídias tradicionais e as ditas cujas novas mídias não devem se degladiar nem fagocitar umas às outras, mas sim se complementar de uma forma interessante e enriquecedora, e o chamado "consumidor" (argh), vambora chamar de cidadão digital, vai querer interagir, opinar e mesmo influenciar cada vez mais os conteúdos, quando não, ele mesmo, não se tornar uma mídia relevante para um nicho significativo de formadores de opinião digitais... Mas isso são profecias de quem está morto de sono... zzz...

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