Busca Matéria:



sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Obama 2.0


De bobo Obama não tem nada. Dentre os principais conselheiros mais próximos dele, vários são do mundo da tecnologia, sendo que um deles é o presidente do Google. Ele tem noção do quanto as novas tecnologias da informação estão revolucionando as comunicações com as diferentes tribos. Já avisou que investirá em canais de diálogo direto da Casa Branca com o povo, por meio de ferramentas interativas em sites e blogs. Garantiu que todos os ministérios e órgãos governamentais vão ter de expor seus números e programas na internet, para que a transparência seja a marca do novo governo.

As novas mídias já tiveram um papel decisivo no movimento que levou Obama à presidência dos EUA, e ele agora quer entrar na história como não só o primeiro presidente negro dos norte-americanos, mas também como o primeiro presidente 2.0.

Andando numa rua do Brooklin, há um mês, perguntei a uma garota negra aonde é que eu poderia comprar um bottom como o dela. Resposta: internet. "Fiz uma doação pra campanha dele e recebi materiais em casa, incluindo um bottom." Será que os prefeitos, governadores, secretários de município e de estado, ministros, presidentes de estatais etc. não poderiam usar melhor a internet pra dialogar com as pessoas, ouvi-las e prestar as suas contas?


2 comentários:

Mauro Segura disse...

Oi, Leonardo. Antes de mais nada, parabéns pelo blog. Já coloquei em meus favoritos pois o conteúdo é muito rico. Li o seu post "Obama 2.0" e, imediatamente, conectei-o ao último posto em meu blog. É interessante ver o novo presidente dos USA usando e abusando da web 2.0 enquanto as empresas, muitas delas consideradas inovadoras e ousadas, ainda engatinham no uso das redes sociais e ferramentas de web 2.0. Acho que a onda Obama pode se transformar num tsunami 2.0, acelerando a entrada das pessoas e empresas nesse mundo digital social. Enfim, estaremos na platéia assistindo. Eis o posto que citei acima. Abraços. Mauro.
http://aquintaonda.blogspot.com/2008/11/as-comunidades-que-as-empresas.html

Leonardo Pessanha disse...

Obrigado, Mauro. De fato, pelo jeito, o Obama escalou bem o time de comunicadores, especialistas em TI e em web 2.0. Quanto às empresas, pelo que tenho lido e visto, algumas já largaram na frente e têm bons casos pra contar a respeito. Há gente boa em algumas empresas testando e mensurando os resultados com ferramentas de comunicação pela internet. O que eu espero mesmo, antes de qualquer coisa, é que essa onda atinja a sociedade, os cidadãos, as pessoas comuns, e que a gente faça as revoluções sociais no século XXI sem armas, sem guerras e sem violência, mas com inteligência e a capacidade de mobilização rápidas das novas mídias. Abraços e obrigado pelos elogios ao blog!