Busca Matéria:



quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

As 4 letras agora são 5...

Lembra daquela história dos 4Ps “essenciais” do Marketing? Quais eram mesmo?

Acho que ainda lembro... Produto, ponto de venda, promoção e... Faltou um. Cacete, não estou lembrando do quarto “P”. Ato falho? Alzheimer precoce? (Marquei uma consulta com um neurologista pra ver se esses problemas de memória que tenho são normais).

Ah, quer saber? Que se dane. Esses Ps já não fazem a menor diferença mesmo (há muito tempo). Vamos, então, brincar de “gênios” do Marketing e arriscar uma lista das “quatro letras” que devem nortear a atividade dos marqueteiros?

Afinal de contas, essa coisa de inventar os 4 alguma coisa dá samba. Toda hora aparece uma lista nova. Já há os “4Es de Marketing e do Branding” (título de um novo livro, muito bom, por sinal). Tem também os “4Rs do marketing de substituição": replace, repackage, reposition, replenish. E existem outros que também não estou lembrando agora...

Uma vez fiz uma listinha dessas para impressionar um prospecting em uma apresentação. Lista dos Ps da Comunicação Empresarial: Publicitar (ganhar a atenção dos “públicos de interesse”, tornar visível, conhecido); Promover (promover a imagem, diferenciar, tornar referência); Posicionar (ganhar um lugar de destaque, tornar-se um “ícone” na cabeça dos tais públicos...); e Proteger (dispensa explicações: proteger a imagem, prevenir conflitos, riscos, crises...).

Mas esquece. Já estou com uma lista nova na cabeça para substituir a antiga. Vim pensando nela no avião, de São Paulo pro Rio (tomara que eu ainda me lembre...). Só que em vez de “P”, a letra mágica do Marketing agora é o “C”. E não são quatro Cs. São cinco. Genial. Aí vai:

. C de Comunicação (que tem a ver com os Cs de conhecer, compreender e conquistar)
. C de Colaboração (que tem a ver com os Cs de cooperar e de consultar)
. C de Conhecimento (que tem a ver com os Cs de cultura e de conteúdo)
. C de Confiança (que tem a ver também com o C de credibilidade)
. C de Contato (que tem a ver com o C de... caramba. Tem a ver com experimentar, perceber... não fechei bem essa história...)

Amanhã vou começar a blogar sobre cada um desses "Cs". Imperdível.

Até.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossas conversas ainda vão resultar em muito conteúdo para o seu blog!!!! :o)
Estou adorando.
bjs

Leonardo Pessanha disse...

Oba! O Canal 17.com finalmente perdeu sua virgindade de comentários! Shirley, você acaba de escrever o seu nome na história da internet: foi a primeira a postar um comentário neste blog! Valeu! Quem sabe agora a blogosfera toda não se empolga e começa a deixar os seus posts aqui também... Bjs