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sábado, 26 de janeiro de 2008

Os 5 "Cs" (parte 2.2)

Outro significado de "Colaboração" em Marketing:

2) as empresas, pessoas, marcas ou entidades que forem "percebidas" como "colaborativas" na comunidade, país e mundo em que vivem certamente conquistarão mais o respeito, admiração e confiança da sociedade, "consumidores-cidadãos" e da mídia.

Em resumo, uma empresa colaborativa é aquele que não pensa só no próprio lucro e no enriquecimento dos seus sócios e acionistas. Além de prezar pelo bem-estar dos seus "colaboradores", a organização "colaborativa" faz uma auto-análise para saber se os seus negócios, processos de produção e formas de atuação na sociedade estão quebrando as regras do mercado e do país (ética, governança), estão sendo de alguma forma prejudicial ao meio-ambiente (sustentabilidade) e estão contribuindo para aumentar ainda mais os problemas sócio-econômicos e o fosso de desugualdades e acesso a oportunidades existentes (justiça social).

Em suma, a empresa "colaborativa" quer, de fato (e não só na teoria e nas suas "propagandas") crescer e prosperar juntamento com os seus "colaboradores" e com a "comunidade" em que ela está inserida. É um organismo social construtivo e não predatório. Por isso que não adianta ter a melhor equipe de marketing do mundo e um budget milionário se, em suas práticas e relacionamentos, a empresa deixa a desejar...

Um comentário:

Leonardo Pessanha disse...

No livro (ótimo) "Canibais com garfo e faca", de John Elkington (Editora Makron Books): "O sucesso futuro do mercado dependerá da capacidade de uma empresa individual (ou de toda a cadeia de valor) atingir simultaneamente não somente o pilar tradicional da lucratividade, mas também os dois novos pilares: um concentrado na qualidade ambiental e o outro na justiça social. Portanto, as empresas e seus comitês terão de pensar em termos dos três pilares da sustentabilidade".