Busca Matéria:



terça-feira, 4 de março de 2008

Orkut, Edir, Eurico...

Eu pensava que pelo menos na Internet haveria liberdade de expressão. Cada um sendo responsável por aquilo que pensa e expressa e arcando com as conseqüências disso. Mas, pelo jeito, não é bem assim.

Seguindo decisões judiciais, o Google foi obrigado a retirar do Orkut comunidades supostamente ofensivas a Edir Macedo e a Eurico Miranda. Só contra este há várias comunidades “negativas”, sendo que a maior delas tem cerca de 27 mil internautas.

Por que será que todo esse pessoal não gosta do presidente do Vasco, a ponto de perder tempo na internet entrando em comunidades que o espinafram? Será que toda essa aversão a Eurico só existe entre os internautas ou, por existir “em larga escala” na sociedade, por alguma razão, acaba se refletindo na internet? Não poderia o ex-deputado processar por calúnia e sei lá mais o que cada um dos seus críticos na web, na imprensa e nas ruas?

Vamos pegar como exemplo de divisão de opiniões o presidente Lula ou o ex-presidente FHC. Suponho que, ao vasculharmos o Orkut, vamos encontrar diversas comunidades prós e contras os dois, sendo algumas delas até bizarras e às vezes ofensivas, no estilo “Cala a boca, FHC” ou “Cicarelli, doe um dedo pro Lula”...

Já imaginou se os dois políticos e todo mundo começar a entrar com ação contra o Orkut alegando ser vítima de difamação ou calúnia na comunidade? Já imaginou também um Orkut todo censurado, em que ninguém ou nenhuma empresa ou instituição possa ser objeto de crítica ou repulsa por parte das pessoas?

Em um comunicado enviado à imprensa, a Google Brasil afirma o que, para mim, faz total sentido: que há uma "confusão entre a autoria das agressões com o meio eleito pelos agressores para perpetrar tais atos".

Segundo a empresa, "confundir esses conceitos seria como penalizar uma companhia telefônica pela pratica de trotes". Também apela para a liberdade da expressão e afirma acreditar que "a Justiça reconhecerá o direito de liberdade de expressão na internet brasileira".

Nenhum comentário: