Busca Matéria:



domingo, 16 de março de 2008

Senso de humor, bom senso, SNs no MSN etc...

Em entrevista no Estadão, o genial Tom Zé é perguntado se o humor é importante na vida dele. Resposta: "Outro dia escrevi um verso e me pus a rir porque o achei muito engraçado. Nunca ri tanto na minha vida. A Neusa [mulher dele] também é muito bem-humorada. Acho que o humor é vizinho do afeto. Às vezes a falta dele dificulta compreender a cintura de um assunto. Depois dificulta o funcionamento do fígado, depois a circulação da energia que ativa os neurônios... então, é um prejuízo danado a falta de humor!"
Também acho que é um prejuízo danado a falta de humor no dia-a-dia, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Trabalhar em ambientes de trabalho pesados, sisudos e sem momentos de humorismo explícito é muito chato, pelo menos pra mim. Gente mal humorada no trabalho também é um saco, dá uma preguiça profunda. Mas é claro que deve prevalecer um equilíbrio entre senso de humor e bom senso. Como diziam os nossos pais, "tem hora pra tudo". Em nossa imensa agência no Rio (6 pessoas), a gente ri muito por conta dos "sobe-sons" hilários de algumas pessoas, mas quando temos de brincar de "vaca amarela" e todo mundo calar a boca, a gente o faz, numa boa. Quando o "bicho tá pegando", e ultimamente o bicho tem pegado bastante, fica todo mundo na maior concentração e um procura ajudar o outro. Como tem de ser.
Acho que isso vale também pra utilização de MSN e afins, pra acesso aos e-mails pessoais e ao Orkut e similares. Nada a ver, na minha opinião, proibir essas coisas. E ter de ficar dando esporro também não é da minha natureza. Mas, cá entre nós, é impossível se concentrar e fazer o melhor em termos criativos no trabalho com um monte de gente o chamando no MSN e você lá, batendo papo... Me desculpe, mas não rola. Aí já é uma questão de bom senso e mais: de senso de responsabilidade.
Da mesma forma que há momentos em que uma brincadeira ou um comentário engraçado são super bem-vindos, há momentos (na maior parte do tempo) em que todo mundo deve estar concentrado com um texto, com uma apuração, com idéias para os clientes ou com os contatos com os colegas das redações. MSN, GTalk, Orkut? Dá uma olhada rápida, faz logo o que tem de fazer e sai fora. Taí: uma das coisas que me deixam de mau humor no trabalho é ver um SN (sem noção) direto no MSN. E perder o senso de humor por causa da falta de noção alheia "dificulta o funcionamento do fígado", como diz Tom Zé...

Nenhum comentário: