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terça-feira, 15 de julho de 2008

Entendendo o novo consumidor digital

Texto ótimo que encontrei no blog SERENDIPIDADE (o que será "serendipidade"?), de Fabio Cipriani: http://www.serendipidade.com
(Ele consegue dar o recado em um texto curto, conciso e redondo, o que, sinceramente, me deixa com uma certa inveja... Meus textos são longos demais, segundo os dois leitores mensais do Canal 17...)

Entendendo o novo consumidor digital
quinta-feira, 10 de julho de 2008, 07:04:16 Fabio Cipriani



Num post anterior falei sobre entender a forma que os clientes interagem com uma empresa sob o ponto de vista dos próprios clientes, afim de entender melhor como é o seu comportamento no novo mundo da web 2.0.
Cada fase do chamado ‘Ciclo de Vida da Empresa’ - à esquerda - é suportada e ampliada com os diálogos online entre clientes e empresas e troca de experiências entre clientes por meio de redes sociais. Mas eu diria que a coisa toda não pára por ai, as próprias ferramentas que possibilitam essa química também modelam preferências e o comportamento da sociedade.
Para melhor operar seus negócios é preciso entender os resultados dessa interação toda dentro do ciclo de Necessidade, Decisão, Experiência e Impressão que o cliente tem com a empresa. Só assim podemos otimizar e ganhar eficiência nos processos de desenvolvimento de produto, marketing e gestão do relacionamento do cliente.
Nada de colocar seu blog no ar, estabelecer relacionamento com blogueiros, criar comunidades, criar programinhas divertidos no Facebook ou usar o Twitter sem antes saber onde se está pisando.
O exercício é saber, para cada passo do ciclo, o que está ocorrendo na internet e que influencia o consumidor. Pense a respeito.

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