Busca Matéria:



sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Luana: inferno astral ou desastre de RP?


O que tem de bonita, Luana Piovani tem de boba. Não a conheço pessoalmente, mas uma pessoa que se expõe do jeito como ela e que escreve aquelas coisas no próprio blog (http://contato.luapio.blog.uol.com.br/) definitivamente é uma pessoa boba. E mal orientada em termos profissionais, em termos de assessoria de imagem. Ela diz que o mundo tá desabando e que ela continua produzindo – escreveu e dirigiu o curta-metragem “Fé”. Está em cartaz com uma peça... Vamos combinar que a sucessão de baixarias nos sites e colunas de fofocas não é obra do azar ou do destino. Primeiro a suposta bofetada na boate OO, em briga com o ex-namorado Dado Dolabella. Depois o desentendimento com assistente de produção da TV Globo. Ah, houve também o post no blog rebatendo de uma forma “boba” o que o Xexéu havia escrito na coluna dele. E agora mais esse episódio, desmentido por sua “assessoria de imprensa”: ela e o novo namorado teriam arrumado confusão na pizzaria Guanabara. Nada contra Luana Piovani. Não a conheço. Também não gosto do oportunismo sacana dos veículos que vivem de promover ou esculachar celebridades. Mas a Luana tinha de dar um tempo pra si mesma e, sabendo como é que a mídia funciona, ser mais cuidadosa com a sua imagem.

7 comentários:

Rodrigo Cogo disse...

Destemperos à parte, até porque Luana Piovani pouco me importa pra ocupar meu tempo, o post vale por outra questão: assessoria de imprensa não é sinônimo de relações públicas, daí que o título não combina com o resto. Parte semântica (embora ideologicamente muito muito importante) também à parte, também aproveito pra dizer o que todos aqui já devem saber: não existe estratégia de comunicação suficiente para produto ruim.

Leonardo Pessanha disse...

Caro Rodrigo, AI não é sinônimo de RP, mas estou falando de imagem, de imagem de uma pessoa que está nos noticiários, que é um dos "mitos" da nossa "cultura de massa" e que serve de bom exemplo de como não se deve trabalhar imagem de "celebridade". E isso envolve RP, assessoria de imprensa, enfim, gerenciamento de imagem, marketing de "alta visibilidade". Não acho que seja perda de tempo pensar em Luanas e Madonnas e Obamas. É coisa de quem gosta de comunicação, de marketing, de imagem na perspectiva da opinião pública. Portanto, o título combina sim com o resto e tem a ver com RP, com assessoria de imprensa, com tudo isso que faz parte do mundo da comunicação, das percepções etc.

Leonardo Pessanha disse...

E mais: será que a Luana Piovani é mesmo um "produto ruim"?
E eu já fiz essa pergunta outras vezes e confesso que não cheguei a nenhuma conclusão até hoje: não existe estratégia de comunicação suficiente pra produto ruim? Será? Hitler era um produto bom? Bush idem?
Será que Coca-Cola é um produto bom? Eu gosto de coca, mas será que não foi por causa da estratégia de comunicação boa feita para um produto gasoso ruim?

Rodrigo Cogo disse...

Acho que os comentários são espaços de interlocução onde opiniões diversas são expressas, não necessariamente coincidindo com a posição do autor principal, "dono do blog. Cada um com suas convicções. De toda maneira, vale a pergunta: quando falo de comunicação, penso em algo com sustentação no tempo, não a efemeridade do Hitler e congêneres que logo ali na frente (nem que isto leve um século...) são desmascarados - junto com a equipe de comunicação que o propôs.

Leonardo Pessanha disse...

Apesar de ser o criador do Blog, não espero mesmo que, nos comentários, só apareçam elogios (que, aliás, nos fazem um bem danado) ou opiniões coincidentes. Justamente por ser um espaço aberto, gosto de "dialogar" com alguns comentários deixados no blog com o intuito de expressar e esclarecer minhas posições. Um bom debate é sempre enriquecedor. Quanto ao Hitler (bate aí na mesa), o problema é que ele não foi exatamente uma efemeridade. Quanto tempo durou o nazi-fascimo na Alemanha? E, infelizmente, até hoje há no mundo quem compartilha daquelas idéias loucas...
PS: comunicadores de todas as espécies: publicitários, jornalistas, RPs e afins: uni-vos. Não existe uma especialidade "melhor" do que a outra, uma "raça pura" da comunicação. Quem se preparar melhor em termos de conhecimentos, bagagem cultural e experiências, e se capacitar a gerenciar as comunicações, informações e relacionamentos de uma organização, é que poderá "liderar" as equipes multidisciplinares de comunicação das empresas e entidades em geral.

Leonardo Pessanha disse...

obs: dia 2 de dez é o dia do rp

Leonardo Pessanha disse...

RPs de todo o Brasil, parabéns pelo dia de vocês!